O porto da Beira, um dos mais movimentados de Moçambique, ligando países da África Austral, passa a partir do momento a controlar tripulações das áreas de risco para Covid-19, afirmaram terça-feira as autoridades.
“Existe uma equipa para controlar a entrada e saída de navios e tripulantes”, disse António Vilanculos, administrador do porto.
Até agora, apenas os caminhoneiros de longa distância que buscam e entregam mercadorias no porto eram submetidos a testes.
No entanto, após um forte abrandamento em Abril, o porto da Beira volta a receber grandes navios cargueiros e a actividade comercial está a ser retomada em vários países ligados ao porto.
Assim, os testes do Covid-19 foram introduzidos para tripulantes de países considerados de alto risco, que também terão movimentos restritos no recinto portuário, acrescentou.
Em abril, a direção do porto da Beira já havia informado que estavam a ser feitas as temperaturas das tripulações de todos os navios que atracavam no porto, para além da implementação de medidas de distanciamento social e desinfecção das mãos.
Paralelamente, foram divulgadas informações sobre como prevenir a Covid-19 na cadeia logística do Corredor da Beira, que liga o porto a países da África Austral, como o Zimbabwe, Zâmbia, RDC e Malawi, através da estrada nacional número 6.
Fonte: Club of Mozambique