O Banco de Moçambique (BM) prevê a curto prazo uma “ligeira aceleração do crescimento” da economia, face às perspectivas na indústria extrativa e no sector terciário, de acordo com um relatório publicado esta terça-feira.
No relatório sobre a conjuntura económica, o banco central sublinha que essa previsão exclui a produção de gás natural, componente que continua a registar o maior crescimento da economia de Moçambique, contrariamente aos restantes sectores.
“Esta previsão é sustentada pelas perspetivas de melhoria do desempenho da indústria extrativa e do setor terciário, não obstante a ocorrência de eventos climáticos extremos”, lê-se no relatório citado pela agência Lusa.
O Produto Interno Bruto (PIB) real de Moçambique cresceu 5,4% no quarto trimestre de 2023, e 5% no acumulado do ano, face aos 4,2% em 2022.
O relatório do Banco de Moçambique acrescenta que a “evolução recente” do Índice de Produção Industrial para o valor mais alto desde Junho de 2023 “corrobora a melhoria gradual da actividade económica no curto prazo, ao apontar para um aumento da confiança das empresas quanto à actividade futura, em face do incremento do volume de vendas e de novas encomendas”.
O PIB deverá crescer para 1,536 biliões de meticais em 2024, o que corresponde a um crescimento económico esperado de 5,5%, na previsão oficial do Governo.