ONU Mulheres e BCI oferecem 13 000 máscaras ao Município de Maputo

0 29

- Publicidades -

A ONU Mulheres e o BCI doaram, na sexta-feira (31), um lote de meios de proteção contra a COVID-19, composto por 13 mil máscaras faciais, às autoridades municipais de Maputo. Numa cerimónia presidida pelo edil da capital do país, Eneas Comiche, o acto ocorreu no âmbito das celebrações do 31 de julho, dia da Mulher Africana, que este ano coincidiu com o 58º aniversário da fundação da Organização Pan-africana das Mulheres, sob o lema “Unidade na Diversidade, Combate à violência e à Covid-19, Rumo ao empoderamento da mulher”.

Intervindo no Átrio dos Paços do Município, o presidente do Conselho Municipal de Maputo salientou que no actual contexto exige-se “de todos nós esforços redobrados para reduzir a propagação da doença”. E prosseguiu: “uma vez mais, tal como os ideais dos fundadores da organização, a mulher é chamada a contribuir com a sua sabedoria e seu empenho, características que lhe são peculiares, nas acções de sensibilização para a prevenção e combate da pandemia”.

A representante da ONU Mulheres, Marie Laetitia Kayisire, afirmou que a ONU Mulheres tem acompanhado com muita atenção e preocupação os efeitos que a pandemia da COVID-19 tem causado no país. Referiu, ainda, que a instituição que dirige conduziu uma análise sobre o impacto sócio-económico da COVID-19 na perspectiva do género, a qual afere que “as mulheres no sector informal da economia têm sido desproporcionalmente afectadas pela pandemia com enormes perdas nos fluxos de rendimentos, mesmo numa altura em que os números de casos confirmados ainda eram reduzidos”. Num outro desenvolvimento saudou o BCI “por se ter juntado à iniciativa, marcando o início de uma trajectória de parceria que esperamos que seja contínua até que a pandemia seja controlada, passando para as iniciativas de amortecimento dos choques financeiros entre as micro e pequenas empresas detidas por mulheres, bem como a recuperação económica”.

Em representação do BCI, Tânia Sitoe, Directora Comercial, frisou que as melhores soluções para fazer face aos desafios que se colocam, no actual cenário, vêm daqui. Realçou, por isso, “o trabalho que as autoridades municipais estão a desenvolver em prol do bem-estar dos munícipes desta urbe” e saudou as acções levadas a cabo pela ONU Mulheres, em especial as de protecção dos grupos de maior risco”, relembrando que o Banco está actualmente a desencadear em todo o país um plano de apoio à prevenção contra o novo Coronavírus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.