O segredo do negócio é focar nos objectivos

6 754

- Publicidades -

Lúcia Fumo ou Lulú, como é carinhosamente conhecida, começou o negócio dos doces e salgados denominado “Lú Tudo Saboroso” por influência do marido, amigos e familiares que já tinham provado os seus produtos.

Hoje, com 31 anos de idade, conta que no início era um passatempo, os bolos eram caseiros e confecionados sem nenhuma experiência e “saiam os famosos bolos xiguinha [massudo devido a um preparo inadequado] ”. “Os meus irmãos provavam e aconselhavam-me a melhorar”, confessa.

Com o andar do tempo, a jovem foi aperfeiçoando as suas habilidades. Movida pela curiosidade, começou a pesquisar as melhores receitas. “Daí comecei a fazer bolos caseiros bem melhorados e todos que provavam, elogiavam. A partir daí, toda a gente, incluindo o meu marido, aconselhou-me a iniciar o negócio de confeitaria, algo que nunca me tinha passado pela cabeça”, conta.

Por forma a aprimorar o seu trabalho, Lulú inscreveu-se numa escola de culinária onde participou num concurso do qual sairia vencedor quem fizesse a melhor massa de bolo.  “Lembro-me que me consagraram vencedora entre dez concorrentes e ganhei um kit de confeitaria. E foi assim que iniciei o meu negócio”.

Lulú conta que no início, para dar a conhecer os seus serviços, fazia bolos de vários sabores, cortava em pedaços, embalava em take away e distribuía pela vizinhança e em algumas instituições, junto com o seu contacto, conquistando assim a clientela.

Actualmente, a confeiteira trabalha na sua residência, localizada na vila olímpica do bairro do Zimpeto. Entretanto, manifesta o desejo de ter um espaço apropriado, acreditando que “até ao próximo ano, terei tudo organizado, do jeito como tracei”, perspectiva. Com um rendimento mensal que varia de 20 a 40 mil meticais, fazem parte do leque de clientes da “Lú Tudo Saboroso” cerca de 70 empresas e particulares.

Mas garante estar preparada para atender a qualquer tipo de evento da sua área. “Ainda não fiz trabalhos para grandes eventos como conferências, mas gostaria muito de atingir esse patamar e acredito que vou conseguir. Tenho confeitado para pequenas reuniões e formações, mas grande parte dos meus clientes são singulares”. Os serviços da “Lú Tudo Saboroso” incluem pizzas e uma variedade de doces como bolos, biscoitos, sobremesas, cupcakes e salgados.

Entre as situações constrangedoras que já viveu, Lulú destaca a confecção de um bolo de aniversário que não cozeu inteiramente. “Não sei exactamente o que aconteceu, mas acredito que exagerei nos ovos”, afirmou Lulú, explicando que “na hora do corte, os presentes criticaram muito, apesar de só a parte de baixo do bolo estar imperfeita e não quiseram olhar para todo o resto da massa que estava boa”.

Relativamente à concorrência, Lulú explica que o mercado é altamente competitivo, dado o número de confeiteiros existentes, mas garante encarar como um desafio. “Quando aprendemos a focar naqueles que são os nossos objectivos, conseguimos ultrapassar várias dificuldades e crescer. O meu foco é fazer o meu trabalho com perfeição para que a minha carteira de clientes possa crescer ainda mais”.

E deixa um conselho: “Na vida temos que olhar para o nosso foco e não para os nossos adversários, pois estes sempre existirão, mas nós temos que olhar para os nossos objectivos e avançar”. Lúcia conta que quando o surto da Covid-19 surgiu na China não imaginou que fosse espalhar-se pelo mundo até chegar a Moçambique. “Pensei que fosse levar uma semana e desaparecer, mas quando foi se alastrando comecei a perceber que esta doença é real e levará muito tempo”.

Explica que neste tempo o trabalho flui a meio gás, mas vislumbra alguma esperança, pois, na sua óptica, as pessoas não deixam de comemorar. “Já não se fazem grandes festas e convívios como antes, mas as pessoas continuam a comemorar em suas casas em números restritos, conforme as recomendações impostas pelo estado de emergência ou pelo contexto em que vivemos”.

A estratégia implementada pela ‘Lú Tudo Saboroso’ para dar resposta à nova realidade foi fazer uma pequena redução dos preços de cada produto. Além de distribuir os seus cartões-de-visita em eventos, a confeiteira tem usado as redes sociais para promover os seus serviços.

 

6 Comentários
  1. … [Trackback]

    […] There you can find 85572 more Information to that Topic: revista.negocios.co.mz/o-segredo-do-negocio-e-focar-nos-objectivos/ […]

  2. this page

    … [Trackback]

    […] Find More Info here on that Topic: revista.negocios.co.mz/o-segredo-do-negocio-e-focar-nos-objectivos/ […]

  3. visite site

    … [Trackback]

    […] Find More on on that Topic: revista.negocios.co.mz/o-segredo-do-negocio-e-focar-nos-objectivos/ […]

  4. … [Trackback]

    […] Find More Information here on that Topic: revista.negocios.co.mz/o-segredo-do-negocio-e-focar-nos-objectivos/ […]

  5. … [Trackback]

    […] Read More on that Topic: revista.negocios.co.mz/o-segredo-do-negocio-e-focar-nos-objectivos/ […]

  6. Cristinia Diz

    Great web site. Lots of helpful information here. I’m sending it to several pals
    ans also sharing in delicious. And certainly, thanks for your
    sweat!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.