O segredo do negócio é focar nos objectivos

820

Lúcia Fumo ou Lulú, como é carinhosamente conhecida, começou o negócio dos doces e salgados denominado “Lú Tudo Saboroso” por influência do marido, amigos e familiares que já tinham provado os seus produtos.

Hoje, com 31 anos de idade, conta que no início era um passatempo, os bolos eram caseiros e confecionados sem nenhuma experiência e “saiam os famosos bolos xiguinha [massudo devido a um preparo inadequado] ”. “Os meus irmãos provavam e aconselhavam-me a melhorar”, confessa.

Com o andar do tempo, a jovem foi aperfeiçoando as suas habilidades. Movida pela curiosidade, começou a pesquisar as melhores receitas. “Daí comecei a fazer bolos caseiros bem melhorados e todos que provavam, elogiavam. A partir daí, toda a gente, incluindo o meu marido, aconselhou-me a iniciar o negócio de confeitaria, algo que nunca me tinha passado pela cabeça”, conta.

Por forma a aprimorar o seu trabalho, Lulú inscreveu-se numa escola de culinária onde participou num concurso do qual sairia vencedor quem fizesse a melhor massa de bolo.  “Lembro-me que me consagraram vencedora entre dez concorrentes e ganhei um kit de confeitaria. E foi assim que iniciei o meu negócio”.

Lulú conta que no início, para dar a conhecer os seus serviços, fazia bolos de vários sabores, cortava em pedaços, embalava em take away e distribuía pela vizinhança e em algumas instituições, junto com o seu contacto, conquistando assim a clientela.

Actualmente, a confeiteira trabalha na sua residência, localizada na vila olímpica do bairro do Zimpeto. Entretanto, manifesta o desejo de ter um espaço apropriado, acreditando que “até ao próximo ano, terei tudo organizado, do jeito como tracei”, perspectiva. Com um rendimento mensal que varia de 20 a 40 mil meticais, fazem parte do leque de clientes da “Lú Tudo Saboroso” cerca de 70 empresas e particulares.

Mas garante estar preparada para atender a qualquer tipo de evento da sua área. “Ainda não fiz trabalhos para grandes eventos como conferências, mas gostaria muito de atingir esse patamar e acredito que vou conseguir. Tenho confeitado para pequenas reuniões e formações, mas grande parte dos meus clientes são singulares”. Os serviços da “Lú Tudo Saboroso” incluem pizzas e uma variedade de doces como bolos, biscoitos, sobremesas, cupcakes e salgados.

Entre as situações constrangedoras que já viveu, Lulú destaca a confecção de um bolo de aniversário que não cozeu inteiramente. “Não sei exactamente o que aconteceu, mas acredito que exagerei nos ovos”, afirmou Lulú, explicando que “na hora do corte, os presentes criticaram muito, apesar de só a parte de baixo do bolo estar imperfeita e não quiseram olhar para todo o resto da massa que estava boa”.

Relativamente à concorrência, Lulú explica que o mercado é altamente competitivo, dado o número de confeiteiros existentes, mas garante encarar como um desafio. “Quando aprendemos a focar naqueles que são os nossos objectivos, conseguimos ultrapassar várias dificuldades e crescer. O meu foco é fazer o meu trabalho com perfeição para que a minha carteira de clientes possa crescer ainda mais”.

E deixa um conselho: “Na vida temos que olhar para o nosso foco e não para os nossos adversários, pois estes sempre existirão, mas nós temos que olhar para os nossos objectivos e avançar”. Lúcia conta que quando o surto da Covid-19 surgiu na China não imaginou que fosse espalhar-se pelo mundo até chegar a Moçambique. “Pensei que fosse levar uma semana e desaparecer, mas quando foi se alastrando comecei a perceber que esta doença é real e levará muito tempo”.

Explica que neste tempo o trabalho flui a meio gás, mas vislumbra alguma esperança, pois, na sua óptica, as pessoas não deixam de comemorar. “Já não se fazem grandes festas e convívios como antes, mas as pessoas continuam a comemorar em suas casas em números restritos, conforme as recomendações impostas pelo estado de emergência ou pelo contexto em que vivemos”.

A estratégia implementada pela ‘Lú Tudo Saboroso’ para dar resposta à nova realidade foi fazer uma pequena redução dos preços de cada produto. Além de distribuir os seus cartões-de-visita em eventos, a confeiteira tem usado as redes sociais para promover os seus serviços.