O ABC da Bitcoin

0 87

Recentemente, o Banco de Moçambique (BM) alertou para os riscos do uso da moeda virtual descentralizada e convertível bitcoin no mercado moçambicano, considerando que a natureza desta moeda pode estar associada a acções criminosas.

O BM esclareceu ainda que não fiscaliza nem supervisiona as actividades e transacções efectuadas com recurso à bitcoin, acrescentando que não há enquadramento legal para a actuação do banco central em casos de irregularidades no processo.

A pergunta que não se quer calar é: o que é bitcoin? Como se transacciona? Para responder a esta e mais perguntas, segue o ABC da bitcoin.

O QUE É BITCOIN?

A bitcoin é uma moeda, assim como o metical ou o dólar, mas bem diferente dos exemplos citados. O primeiro motivo é que não é possível guardar esta moeda no bolso das calças. Ela não existe fisicamente, é totalmente virtual.

A sua emissão não é controlada por um banco central. Ela é produzida de forma descentralizada por milhares de computadores mantidos por pessoas que “emprestam” a capacidade das suas máquinas para criar bitcoins e registar todas as transacções feitas.

COMO COMPRAR?

Há duas formas. A primeira é diante de uma pessoa que tenha e por meio de uma Exchange (uma empresa que liga vendedores e compradores), que tenha bitcoins à venda.

COMO FUNCIONA?

Se a pessoa deposita, por exemplo, 500 meticais na sua conta criada na Exchange, quando a empresa confirmar o seu depósito, a mesma fica à espera de alguém que queira vender bitcoins com o valor depositado.

ONDE COMPRAR BITCOIN?

Há várias plataformas conhecidas na Internet. Por exemplo, a foxbit.com.br, ou a flowbtc.com. Através das mesmas plataformas, a pessoa pode enviar e receber pagamentos por bitcoins.

QUAIS SÃO OS RISCOS?

A bitcoin é muito volátil, assim como uma moeda como o dólar ou o euro. É um mercado para quem gosta de ariscar. Muitos especialistas aconselham que não se deve investir tudo o que se tem na bitcoin. Em Janeiro deste ano, por exemplo, a bitcoin desvalorizou 25%, passando a valer 10 mil dólares. O pico que a moeda já atingiu até hoje foi de 20 mil dólares, qualquer coisa como um milhão e duzentos mil meticais.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com