Nelson Lineu lança “Sopro” na Mediateca do BCI

264

A Mediateca do BCI, na cidade de Nampula, acolheu a cerimónia de lançamento do novo livro de contos do escritor e poeta Nelson Lineu, intitulado ‘Sopro’. A obra aborda diversas situações que afligem os cidadãos, destacando-se a corrupção, o custo de vida, o trabalho infantil, o desencanto, entre outros.

Para Helga Dias, em representação do BCI, constitui, para o Banco “um enorme prazer apoiar projectos tão relevantes como este” disse, acrescentando que “ao longo dos anos, o BCI tem-se destacado no apoio à edição e divulgação de obras de referência de natureza diversa, assim como na promoção de autores moçambicanos, muitos dos quais jovens”.  

Por seu turno, Nelson Lineu, interagindo com os participantes, muitos dos quais jovens, partilhou confidências sobre a sua vida e obra. “O ‘Sopro’, para mim, é a vida, é o começo, o meio e o fim da nossa vida” – frisou, desafiando o público leitor a apropriar-se da obra que, segundo referiu, vai trazer respostas às questões que ao longo da interacção foram surgindo. Agradeceu, mais adiante, todo o apoio que tem recebido, em particular do BCI.

A apresentação do livro foi assegurada pelo professor Francisco Gaita, numa cerimónia que teve, ainda, momentos de encenação, de declamação de poemas, de assinatura de autógrafos, e de intercâmbio.

Refira-se que o BCI dispõe de Mediatecas nas três regiões do país, em Maputo, na Beira e em Nampula, onde o público pode ler e consultar bases de dados, CD-ROMs e aceder gratuitamente à internet. Dispõem, igualmente, de um espaço livre para alojamento de conteúdos não comerciais, num cibercafé mais interactivo, permitindo consultas aos interessados, com base em ferramentas específicas para a criação de páginas.