Nacala Logistics promove programa ambiental de repovoamento de mangal

0 31

- Publicidades -

A Nacala Logistics, em colaboração com as comunidades dos bairros de Massingirine e de Nachiropa, no distrito de Nacala-à-Velha, está a proceder ao repovoamento de mangal na baía de Nacala, província de Nampula. Ao todo vão ser plantadas 7 mil mudas numa área de 10 hectares de mangal. O objectivo é melhorar aquele habitat natural para reprodução de recursos marinhos, apostando na preservação do meio ambiente e no bem-estar das gerações futuras. As mudas são produzidas pelo Conselho Comunitário de Pesca com o financiamento de Nacala Logistics.

O projecto, na área da pesca, insere-se no âmbito do Programa de Restauração dos Meios de Subsistência que a empresa desenvolve para as comunidades abrangidas durante a construção da linha férrea que deu lugar ao Corredor Nacala e ao Porto Multiusuário de Nacala-à-Velha. A iniciativa beneficia cerca de 500 famílias.

Ao investir na reestruturação da cadeia de valor de pesca, a Nacala Logistics pretende melhorar as condições de vida dos pescadores que exercem a actividade na baía de Nacala, dotando-os de meios de subsistência sustentáveis, ao mesmo tempo que promove a educação ambiental junto das comunidades.

Para além da capacitação de mulheres colectoras de mariscos em matéria de poupança e de crédito rotativo, o projecto consiste ainda na construção de barcos a motor, distribuição de redes de pesca e revitalização e formação de conselhos comunitários de pesca, dotando as comunidades de ferramentas de gestão de recursos pesqueiros e sensibilizando os pescadores para o abandono de práticas nocivas àquela actividade, como por exemplo o uso de redes mosquiteiras.

A Nacala Logistics está a apoiar cerca de 15 mil famílias através de projectos sociais que estão a ser implementados ao longo do Corredor de Nacala em áreas como a agricultura, pesca, apicultura, avicultura, caprino cultura e capacitação de mão-de-obra qualificada, entre outras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.