Nacala Logistics investe em projectos sociais para 15 mil famílias

0 45

- Publicidades -

A Nacala Logistics está a apoiar cerca de 15 mil famílias através de projectos sociais que estão a ser implementados ao longo do Corredor de Nacala, em áreas como a agricultura, criação de animais, pesca, abertura de furos de água potável e capacitação de mão-de-obra local, entre outras. Só no sector agrícola estão a ser ajudadas 11 mil famílias na produção de hortas caseiras, fomentando culturas como a da alface, tomate, cebola, cenoura, pepino, couve e repolho.

Esta ajuda chegou às comunidades depois de, numa primeira fase, terem sido entregues sementes de qualidade de arroz, milho, soja, gergelim, amendoim e feijão nhemba. Já na campanha de 2019/2020, a empresa ajudou as comunidades onde opera doando perto de 94 mil quilos de sementes diversas. O apoio é abrangente e consiste em fornecer insumos de qualidade, alocação de instrumentos agrícolas, assistência técnica, capacitação na área do agronegócio e ligação aos mercados.

Halima Hassene, residente nos arredores da cidade de Nampula e uma das beneficiárias do projecto, mostra-se bastante satisfeita com o apoio que tem vindo a receber para garantir a segurança alimentar e nutricional da sua família. “Tenho vindo a receber da Nacala Logistics sementes de qualidade e assistência técnica com regularidade. Nesta campanha agrícola estou a produzir o suficiente para o consumo familiar e também para abastecer os mercados locais. Com o dinheiro da venda dos produtos vou conseguir melhorar a minha casa, comprar material escolar e vestuário para os meus filhos”, explica.

No distrito de Mossuril, Samuel Rashid, líder de cinco produtores associados que receberam sementes de qualidade e instrumentos de produção, mostra-se também satisfeito com os resultados da produção que prevê colher numa área de mais de um hectare. “A produção está garantida. Neste momento estamos a fazer contactos para abastecer o mercado com produtos de muita qualidade. No ano passado, produzi muito gergelim e vendi no mercado local. Com esse dinheiro comprei uma motobomba que estamos a usar para a irrigação da machamba”, refere, agradecendo o apoio da Nacala Logistics.

Já no distrito de Mecuburi, Bernardo Cassiano é outro exemplo de sucesso, resultado do investimento social que a Nacala Logistics tem vindo a fazer na agricultura. Numa área de três hectares e dando trabalho a cinco pessoas, aquele produtor cultiva vários legumes, com destaque para repolho, tomate, cebola e pimenta. Bernardo Cassiano garante que, desde 2018, altura em que começou a ser apoiado, a sua vida melhorou bastante. “Consegui construir uma casa melhor, o meu filho já tem a carta de condução e o outro está a fazer a 12ª classe, graças à produção agrícola. Agora, pretendo comprar uma viatura para facilitar o escoamento de produção para os mercados”, contou o agricultor durante uma visita de campo realizada, recentemente, por Ernesto Pacule, director Provincial da Agricultura e Pescas de Nampula. A visita, que teve lugar nos distritos de Rapale e Mecuburi, teve como objectivo verificar o impacto do investimento social da Nacala Logistics na vida das comunidades. O governante deu nota positiva ao que viu no terreno e evidenciou a importância do que está a ser feito. “Estamos a fazer a monitoria do impacto do investimento social da Nacala Logistics na nossa província. Vimos que há muito envolvimento das famílias na produção, principalmente, nas culturas com maior valor económico nos mercados, como é o caso do repolho, cebola e tomate. A avaliação é positiva”, assegurou.

Ernesto Pacule disse ainda que notou com satisfação o engajamento das famílias na produção de alimentos. “Apraz-nos dizer que neste período de cumprimento do Estado de Emergência, as famílias estão a apostar na produção de hortícolas caseiras para garantir a segurança alimentar e nutricional. Saio muito satisfeito com tudo o que vi”, frisou.

O Gerente de Relacionamento com as Comunidades da Nacala Logistics, Celso Mutadiua, assegurou, na altura, que o investimento na agricultura enquadra-se na estratégia da empresa em garantir a segurança alimentar e nutricional das comunidades que vivem nas proximidades do traçado da linha férrea. “Estamos a investir no bem-estar das comunidades. Para além da agricultura, apoiamos em áreas como a avicultura, apicultura, pesca, abertura de furos de água e capacitação de jovens em áreas profissionalizantes como a mecânica, construção civil e electricidade, entre outras. Fazemos uma avaliação periódica aos impactados para verificar em que aspectos ainda precisam da nossa atenção e onde já estão em condições de seguir sozinhos”, explicou o mesmo responsável.

Numa altura em que o mundo enfrenta uma das maiores crises de todos os tempos devido à Covid-19 e em que muitas famílias carecem de fontes alternativas de renda, a Nacala Logistics investe em projectos sociais que garantem a segurança alimentar e nutricional das comunidades onde opera. Para além disso, as populações abrangidas pelas iniciativas da empresa veem os seus rendimentos aumentar através da venda de produtos agrícolas nos mercados locais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.