Nacala Logistics com capacidade para reforçar transporte de mercadorias para o Malawi

1.389

- Publicidades -

A Nacala Logistics, responsável pela logística do carvão e carga geral, pelo Terminal Portuário Multiusuário de Nacala-à-Velha e pela manutenção da linha férrea, assegura ter todas as condições logísticas necessárias para abastecer, sem interrupções, o mercado do Malawi com diversos tipos de mercadorias.

A garantia foi dada durante a visita do Ministro dos Transportes e Serviços Públicos do Malawi, Sidik Mia, que durante os dias 28 e 29 de Outubro visitou o Terminal de Nacala-à-Velha. A visita contou também com a presença do Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Janfar Abdulai.

A deslocação de Sidik Mia a Moçambique teve como objectivo o reforço das relações comerciais entre os dois países. O governante fez questão de conhecer as infraestruturas e toda a cadeia logística ferro-portuária de carga geral e de carvão da Nacala Logistics, uma vez que o Malawi pretende aumentar o volume de importação de fertilizantes usando o sistema de logística do Corredor Nacala.

Na ocasião, o ministro do Malawi mostrou-se impressionado com a qualidade da infraestrutura do Porto de Nacala. “Esta é, seguramente, uma das melhores infra-estruturas em África, da qual tenho muito orgulho, por ter participado, desde os primeiros momentos, da negociação das concessões ferroviárias”, destacou aquele responsável.

Através do Porto de Nacala, o Malawi importa diversas mercadorias essenciais para o país, incluindo produtos alimentares, fertilizantes, combustíveis e materiais de construção. Um dos objectivos da visita de Sidik Mia foi, justamente, a manutenção da parceria entre os dois países e o alargamento da carteira de importações e exportações através dos portos moçambicanos.

O Malawi usa, igualmente, as infraestruturas ferro-portuárias de Nacala e da Beira para exportar alguns dos seus produtos agrícolas como cereais e tabaco, entre outros.

Dada a procura do Malawi por serviços logísticos de qualidade a preços acessíveis e com menor tempo de entrega, a Nacala Logistics garante estar preparada para dar uma resposta segura e adequada às necessidades do país vizinhos.

Segundo Welington Soares, “a empresa tem condições de garantir ao Malawi toda a confiança, regularidade e previsibilidade na circulação dos comboios”, podendo, assim, dar resposta às preocupações apresentadas pelo ministro Sidik Mia relativamente à segurança e ao tempo de entrega das mercadorias.

O presidente do Conselho de Administração da Nacala Logistics frisou, ainda, que a Nacala Logistics tem preços competitivos e capacidade para transportar grandes volumes de carga de uma só vez.

As palavras do PCA da Nacala Logistics foram reforçadas pelo ministro moçambicano Janfar Abdulai que, na altura, reafirmou a abertura de Moçambique para fortalecer as relações comerciais já existentes entre os dois países. Aquele governante destacou o facto da delegação do Malawi ter ficado “positivamente impressionada com a capacidade instalada no porto visitado”.

Nacala Logistics é a marca integrada que resulta da fusão de cada uma das empresas do Corredor Nacala, nomeadamente: Corredor do Desenvolvimento do Norte-CDN, Corredor Logístico Integrado de Nacala-CLN, Central EAST African Railways-CEAR e Vale Logistics Limited-VLL. No seu negócio de transporte de carga geral, a Nacala Logistics movimenta mercadoria do Porto de Nacala até aos países do interland, nomeadamente Malawi e Zâmbia.