Nacala Logistics assegura emprego numa conjuntura cheia de desafios

0 27

- Publicidades -

Numa altura em que o mundo passa por grandes transformações devido à pandemia de Covid-19, a Nacala Logistics adaptou-se também aos desafios impostos pelo novo coronavírus de forma a proteger os postos de trabalho. Os resultados operacionais e financeiros do 2º trimestre demonstram precisamente o impacto que a Covid-19 teve na empresa. A Nacala Logistics ajustou-se, no entanto, à nova realidade, trabalhando diariamente para ultrapassar os desafios impostos pela doença, adoptando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos colaboradores e das comunidades que vivem nas proximidades das suas operações.

No 2º trimestre de 2020, a Nacala Logistics registou uma redução de produção nos dois negócios da empresa: transporte de carvão e transporte de carga geral. Nas operações de carvão, a redução da produção deveu-se à menor oferta de produto para transportar e embarcar, face às restrições dos mercados internacionais resultado da pandemia de Covid-19.

Por sua vez, na carga geral, a baixa produção está associada, em grande medida, à baixa procura de clientes de carga de diesel, trigo, fertilizantes, tabaco e chá, e à reduzida movimentação de contentores, bem como ao atraso na atracagem de navios devido aos desafios impostos pelo novo coronavírus.

Resultados operacionais na logística de carvão

Durante o mesmo período, o transporte de carvão situou-se em 1.288 mil toneladas. Representando uma redução na ordem dos 48% em relação ao mesmo período do ano passado.

No que se refere ao embarque de carvão, a produção atingiu 1.347 mil toneladas, tendo-se verificado uma baixa comparativamente a igual período de 2019 de 40%.

Carga geral

No que respeita à carga geral, a Nacala Logistics transportou 88 mil toneladas no período. Este resultado representa um decréscimo de 23% em relação ao mesmo período do ano passado, altura em que foram transportadas 189 mil toneladas.

Resultado Líquido

O resultado líquido fechou em deficit de 23 milhões de dólares no segundo trimestre de 2020. Este resultado advém, principalmente, da perda de receita em função da redução do volume tanto no transporte de carvão quanto no transporte de carga geral no período. Em adição, as obrigações financeiras associadas a necessidade de financiamento contribuíram para o resultado negativo.

A Nacala Logistics continua confiante em relação ao futuro e acredita que os desafios impostos pela Covid-19 serão ultrapassados e a empresa continuará a contribuir para o desenvolvimento do país e da região.

O Administrador Financeiro da Nacala Logistics, Bernardo Mattar, disse durante a divulgação dos resultados que a empresa está a aproveitar este momento desafiador como uma oportunidade para se fortalecer. “Quero deixar uma palavra de profundo agradecimento a todos os colaboradores da empresa pela dedicação e empenho que, diariamente, evidenciam contribuindo para o fortalecimento da Nacala Logistics, mesmo em tempos tão desafiantes como os que o mundo atravessa”, sublinhou.

Embora estes sejam momentos extraordinários, a empresa reafirma o seu compromisso de continuar a contribuir em projectos de investimento social para as 15 mil famílias abrangidas pelas iniciativas de desenvolvimento local ao longo de todo o Corredor de Nacala. Estes projectos, essenciais para a geração de renda das famílias e para o desenvolvimento sustentável da região, abrangem áreas como a agricultura, pesca, avicultura, apicultura, capacitação de mão-de-obra local e criação de infraestruturas sociais como furos de água potável, entre outras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.