MRM premiada como maior contribuinte de Cabo Delgado em 2022

291

- Publicidades -

A Montepuez Ruby Mining Limitada (MRM), foi reconhecida como maior contribuinte da província de Cabo Delgado em 2022. Esta distinção segue-se a prémios anteriores, em que a MRM foi distinguida como maior contribuinte de 2014 a 2019 e um dos maiores contribuintes em 2021, após não ter havido nomeação em 2020, em consequência da Covid-19.

Em 2022, refira-se, a MRM pagou 44,5 milhões de dólares ao Governo moçambicano em royalties minerais e impostos.

Numa cerimónia organizada pela Autoridade Tributária, as autoridades provinciais condecoraram a MRM com um certificado, em reconhecimento ao seu contributo para o desenvolvimento económico da província e do país como um todo.

Falando durante a cerimónia, o Director Corporativo da Montepuez Ruby Mining, Raime Raimundo, afirmou que “a MRM e a Gemfields orgulham-se de contribuir para o desenvolvimento económico da província de Cabo Delgado e de Moçambique. Consideramos que é nosso dever proporcionar o máximo benefício da mineração de pedras preciosas ao país e aos seus cidadãos. É por isso que trabalhamos de forma transparente para garantir um alto nível de retorno para o país”.

Em Julho de 2021, a Gemfields, operadora e proprietária de 75% da MRM, lançou o G-Factor para Recursos Naturais, uma medida que promove maior transparência em relação ao nível de riqueza advinda da mineração de recursos naturais compartilhada com os governos dos países anfitriões. Até à data, 23% das receitas da MRM foram devolvidas a Moçambique.

Como resultado da abordagem da Gemfields, mais do que nunca, o valor derivado de rubis reverte ao país de origem, o que significa que Moçambique está, pela primeira vez, a receber dividendos justos com a mineração de pedras preciosas coloridas.

O prémio de maior contribuinte de Cabo Delgado, atribuído sexta-feira, surge na sequência do reconhecimento da MRM como melhor empresa de Moçambique em 2021, de acordo com a 24ª edição do inquérito “100 Maiores Empresas de Moçambique”, realizado pela KPMG e publicado em Janeiro de 2023.