Como parte do diálogo contínuo com as comunidades, a Vale Moçambique monitora a sensibilidade ambiental, por meio de Monitores Sociais e Agentes Comunitários, que interagem com a comunidade, para aferir a sensibilidade em relação a poeiras, ruídos e vibrações. Por outro lado, este pessoal também interage com os Gestores da Vale, para a tomada de açcões imediatas, em caso de ocorrência de alguma actividade potencialmente prejudicial ao meio ambiente ou às comunidades.
Segundo Chadza Sitongueni, Agente Comunitário da Vale, a relação de respeito mútuo entre a empresa e as comunidades é mantida com base na transparência: “Encaminhamos à Vale a mensagem e os desejos da comunidade e vice-versa. Desenvolvemos as nossas actividades em respeito às comunidades, garantindo que as suas preocupações são acolhidas e respondidas pela Vale”, sublinhou.
Para o efeito, a empresa mantém uma equipa de 47 Agentes e Monitores, que garantem a construção de um relacionamento de qualidade e de confiança, cobrindo cerca de 45 mil pessoas, de 16 comunidades do Distrito de Moatize.
Na sua maioria, o efectivo foi recrutado nas comunidades circunvizinhas às operações da Vale, o que permite melhorar o engajamento com as mesmas comunidades. Além de contribuir para a geração de emprego, os agentes ajudam a manter o equilíbrio da relação entre a empresa e as comunidades, porque eles veem da comunidade.
De acordo com Horácio Gervásio, Gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale, a ligação com as comunidades é considerada um processo estratégico para actuação social da empresa, que consiste no estabelecimento de uma convivência harmoniosa, com os grupos que estão na área de influência da empresa.