Moçambique vai produzir e processar magnetite

169

- Publicidades -

A província de Tete, vai passar a processar magnetite, um minério de capital importância, para as indústrias de carvão mineral, ferro e aço. Para efeito, foi lançada na última sexta-feira, a primeira pedra para a construção da fábrica de processamento.

O empreendimento a ser construído no povoado de Catipo, no distrito de Moatize na província de Tete, tem uma capacidade de produzir setenta e cinco mil toneladas deste mineral por ano.

Esta é a primeira indústria a ser erguida no país de processamento de magnetite, e surge no âmbito da iniciativa presidencial, “Industrializar Moçambique”. O governador de Tete, Domingos Viola, explicou a importância do empreendimento para a província e para o país em geral.

“O produto final, que vai ser fabricado aqui, é usado para a lavagem do carvão e todos sabem que como província de Tete, somos ricos neste mineral. Temos carvão que está a ser explorado em Moatize, em Marara mas também temos outros jazigos ainda não explorados, significa que o produto final desta fábrica, vai garantir que o processamento deste mineral que temos, seja de qualidade e possa ser vendido no mundo” disse citado pela Rádio Moçambique.