Millennium bim e Secretaria de Estado da Juventude e Emprego promovem estágio pré-profissional qualificado

0 18

- Publicidades -

O Millennium bim e a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego rubricaram no passado dia 22 de Junho, em Maputo, um Memorando de Entendimento através do qual jovens recém-graduados dos cursos de Engenharia Informática; Auditoria e Contabilidade; Matemática e Estatística, em todo o país, vão ter acesso a estágios profissionais no Banco.

O documento define que, anualmente, 20 (vinte) jovens provenientes do ensino público e privado, nomeadamente das Universidades, Institutos Politécnicos e Instituições de Educação Profissional, inscritos nos Centros de Emprego do INEP.IP ou no seu Portal de Emprego, serão selecionados para aperfeiçoar as suas competências, amplificar o conhecimento prático e aumentar, simultaneamente, a possibilidade de recrutamento e integração no mercado de trabalho.

O Millennium bim demonstra, com esta parceria, o seu empenho e compromisso com os jovens, apoiando iniciativas governamentais que contribuem para o aumento da competitividade e desenvolvimento do capital humano, bem como a inclusão da mão-de-obra jovem e qualificada no mercado de trabalho.

O Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, disse na ocasião que o sector financeiro, a banca em particular, tem um papel importante na orientação profissional dos jovens a partir do estágio pré-profissional pois, amplia os seus horizontes quando expostos a diversos produtos durante a realização do estágio.

Segundo Petersburgo é através do estágio pré-profissional que nascem empreendedores, inovadores, profissionais do sector financeiro, no seu todo, e investidores que multiplicam as oportunidades de negócio e de emprego e como consequência a economia se desenvolve e em retrospecto a robustez da própria banca, ou seja, quanto mais empregos forem gerados, maior a captação de poupança pela banca e maior a diversificação da sua carteira de produtos.

“O acto que acabamos de testemunhar consubstancia a visão do Governo sabiamente liderado por Sua Excelência FILIPE JACINTO NYUSI, Presidente da República, que através do seu Programa Quinquenal 2020-2024, busca a melhoria da empregabilidade dos jovens, mesmo confrontados com a eclosão da pandemia da COVID-19, que está a afectar seriamente a economia e a sociedade em geral”, sublinhou Oswaldo Petersburgo, tendo apelado aos jovens para encararem o estágio como parte do seu primeiro emprego, pois a primeira avaliação de desempenho começa no estágio.

José Reino da Costa, Presidente da Comissão Executiva do Millennium bim, disse, por seu turno, que a valorização do capital humano nacional foi sempre uma prioridade para o Banco. “Este Memorando de Entendimento reafirma, uma vez mais, a nossa aposta no incentivo e captação do talento jovem moçambicano. O Millennium bim considera o investimento na formação como um mecanismo capaz de promover o crescimento sustentado da actividade económica, garantindo maior qualidade, rigor, eficiência e profissionalismo reclamados por um mercado cada vez mais exigente”.

Com a assinatura deste Memorando de Entendimento, o Millennium bim reafirma o papel do Banco como agente activo e dinamizador do bem-estar social de Moçambique, através do fomento da criação de emprego e geração de renda para as camadas mais jovens.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.