Mercado Financeiro Nacional: “Há melhorias, mas há necessidade de continuar a implementar medidas para o contínuo desenvolvimento do mercado”

3 487

- Publicidades -

A Directora da Área de Mercados do Absa Bank Moçambique, Patrícia Darsam defende o aumento do número de empresas cotadas na Bolsa de Valores para impulsionar, de forma mais eficiente, o crescimento e desenvolvimento do mercado de capitais no País.

 

Não obstante os avanços registados no mercado financeiro Moçambicano, com a evolução do investimento local e dimensão do mercado, indicadores avaliados no IV Relatório Anual dos Mercados Financeiros de África publicado em 2020, Darsam considera que uma maior capitalização bolsista pode ajudar Moçambique a diversificar os seus produtos e a melhorar a sua posição no índice africano.

 

“Neste desiderato, a estabilidade macroeconómica, a adesão à moeda estrangeira e a renda per capita, são outros factores que podem revelar-se determinantes e por isso não devem ser ignorados”, afirmou.

 

A Gestora, que falava recentemente num programa televisivo, reconhece, que as economias africanas começam a estar mais preocupadas em garantir a melhoria e a evolução dos seus mercados financeiros, porque entendem que constituí um caminho para o desenvolvimento económico sustentável. Dessa forma podemos ver a participação crescente de economias africanas no estudo e vemos igualmente a liderança em alguns pilares do estudo a ser ocupada por economias diferentes da Sul Africana, algo que não acontecia nas primeiras edições do estudo.

 

“A contínua aposta para uma maior transparência de mercado, a aplicabilidade de standards internacionais e o acesso à moeda estrangeira são alguns dos factores que a nível do Continente contribuirão para uma melhoria dos mercados financeiros. No caso específico de Moçambique, a aposta na capacitação dos investidores locais, através da educação e inclusão financeira,  o aumento e diversificação da capitalização bolsista, constituem factores adicionais que contribuirão para a crescente melhoria do nosso país no ranking deste estudo”.

 

Segundo os dados do 4º relatório Anual dos Mercados Financeiros de África, apresentado pelo Absa Bank Moçambique, em Dezembro de 2020, há uma tendência de consolidação dos mercados financeiros africanos, sendo que os países passam a olhar para esta área do sistema financeiro, como um factor que pode impulsionar o desenvolvimento das suas economias.

 

 

3 Comentários
  1. Uldrod Diz

    fenofibrate 160mg oral buy fenofibrate for sale tricor price

  2. casino online

    … [Trackback]

    […] Read More on that Topic: revista.negocios.co.mz/mercado-financeiro-nacional-ha-melhorias-mas-ha-necessidade-de-continuar-a-implementar-medidas-para-o-continuo-desenvolvimento-do-mercado/ […]

  3. xo666

    … [Trackback]

    […] Read More to that Topic: revista.negocios.co.mz/mercado-financeiro-nacional-ha-melhorias-mas-ha-necessidade-de-continuar-a-implementar-medidas-para-o-continuo-desenvolvimento-do-mercado/ […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.