M-Pesa e Gapi flexibilizam colecta de créditos junto de clientes

2.427

- Publicidades -

A Vodafone M-Pesa, subsidiária da Vodacom Moçambique, e a Gapi, uma Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), assinaram, esta Sexta-feira, 6 de Outubro, um memorando de entendimento para flexibilizar o processo de colecta e desembolso de valores junto das Micro, Médias e Pequenas Empresas (MMPE).

O acordo permite que o M-Pesa seja o veículo de recepção de valores de crédito concedido a clientes através da Gapi e garante que os pagamentos sejam feitos dentro dos prazos acordados.

A Gapi tem por objectivo recolher pagamentos de crédito concedido a clientes em zonas recônditas, de forma a mitigar aspectos como acúmulo de dívidas e multas que são acrescidas aos créditos disponibilizados.

Com esta parceria, o M-Pesa reforça o seu posicionamento na promoção empresarial e inclusão financeira no mercado moçambicano, assim como aumenta o seu volume de transacções no mercado.

“Ao estabelecermos esta parceria, queremos garantir que as empresas, sobretudo aquelas que estão sediadas em zonas recônditas, tenham acesso fácil a um sistema financeiro, para o pagamento das suas obrigações e evitarem penalizações. Este acordo vai catapultar a nossa missão de inclusão financeira no país e mantém a evolução deste serviço para muito mais do que um simples instrumento de transferência de dinheiro”, disse Sérgio Gomes, Director-geral do M-Pesa.

Por seu turno, Adolfo Muholove, Presidente do Conselho Executivo da Gapi, referiu que a sua instituição não é tomadora de depósitos, por isso, não gere contas de clientes, sendo que usa a banca comercial para realizar desembolsos de valores para os seus clientes, bem como receber destes os reembolsos dos montantes concedidos.

“Esta parceria enquadra-se no processo de digitalização dos serviços operacionais na Gapi. Através da plataforma M-Pesa a instituição aumentará a sua abrangência geográfica, eficiência nos processos de desembolso e reembolso dos fundos de crédito e outros produtos financeiros e sobretudo permitirá a redução de custos operacionais”, sublinhou o PCE da Gapi sobre a importância do memorando rubricado com o M-Pesa.

Fruto da credibilidade que conquistou desde a sua implantação no mercado moçambicano, o M-Pesa conta, actualmente, com uma carteira de pouco mais de 6 milhões de clientes activos e uma rede de 54 mil agentes M-Pesa registados e activos em todo o território nacional.

A Gapi é uma Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) com 33 anos de experiência na promoção da inclusão e inovação que, ao aderir aos serviços do M-pesa, reforça a sua capacidade de melhor servir aos seus beneficiários das zonas com pouca cobertura dos serviços bancários, com vista a continuar a cumprir a sua missão de Contribuir para a inclusão económica, social e financeira em Moçambique, promovendo a inovação, o empreendedorismo e investimentos geradores de emprego.