Os lucros do Standard Bank, um dos três maiores bancos de Moçambique, aumentaram 7,8% em 2023, para um “recorde” de 7.378 milhões de meticais, segundo o relatório e contas.
“O desempenho financeiro este ano demonstra a eficácia da nossa estratégia e a resiliência do nosso negócio. A despeito das adversidades, as nossas receitas totais cresceram 5%, de 18.274 milhões de meticais, em 2022, para 19.123 milhões de meticais”, lê-se na mensagem do administrador-delegado do Standard Bank, Bernardo Aparício.
Resultados que descreve ainda como “notáveis”, sobretudo considerando que a “proporção de ativos remunerados” do banco, no total de ativos, “caiu fortemente” no último ano, de 84% para 68%, “na sequência do ajustamento do coeficiente de reservas obrigatórias”, que foi aumentado, em 2023, por decisão do banco central.
“O nosso balanço continua a ser forte e muito líquido. Dada a política monetária restritiva no ano transato, o setor como um todo teve um crescimento fraco em termos de ativo. Nesse contexto, continuámos a focar-nos na qualidade dos ativos”, descreveu ainda Bernardo Aparício.
O Standard Bank Moçambique fechou 2023 com 1.364 funcionários, mais 9% face ao ano anterior.
A carteira líquida de empréstimos do banco, do mesmo grupo sul-africano, caiu 15,8% em 2023, nomeadamente devido ao “reembolso” de créditos de alguns dos “grandes clientes empresariais”, explica o relatório.