Kenmare Atinge Produção Recorde de 1,12 Milhões de Toneladas de Ilmenite

920
A companhia mineira irlandesa Kenmare Resources anunciou recentemente que atingiu, ano passado, uma produção recorde de minério de titânio e zircão na sua mina de Moma, na província de Nampula.
Durante o ano de 2021, a mina produziu um recorde de 1,12 milhões de toneladas de ilmenite, um aumento de 48% comparativamente a 2020. Também aumentou a produção de zircão para 56 300 toneladas, um crescimento de 30% em relação ao ano anterior.
A produção de rutilo aumentou 48%, situando-se em 8.900 toneladas. A empresa também estabeleceu um recorde no que concerne à segurança no trabalho na mina, não havendo registo de perda de tempo devido a ferimentos de trabalhadores desde o início do ano passado até 6 de Janeiro.
Por isso, o feito da empresa neste período difícil mereceu uma palavra de apreço do director-geral, Michael Carvill, afirmando em comunicado que “gostaria de agradecer a toda a nossa equipa por contribuir para este fantástico resultado, particularmente à luz dos enormes desafios que enfrentámos do covid-19 no primeiro trimestre”.
O aumento da produção foi impulsionado pela média de preços mais elevados para todos os seus produtos durante 2021, devido à forte demanda e baixos stocks de ilmenita na cadeia de suprimentos a nível global.
Os resultados da empresa poderiam ter sido ainda melhores se não tivesse sido atingida pela pandemia. Segundo a Kenmare, no primeiro semestre do ano passado registou-se uma escassez de pessoal, incluindo de quadros superiores, A partir da segunda quinzena de Dezembro do ano passado muitos funcionários foram infectados durante a quarta vaga da pandemia no país.
A Kenmare reporta que o número de funcionários em isolamento depois de testarem positivo para o covid-19 atingiu 326 casos a 6 de Janeiro. Desde então, tem vindo a reduzir e a 11 de Janeiro era de 168 casos.
Até ao final do ano, 96% dos funcionários da empresa haviam recebido duas doses da vacina anti-Covid e 12 000 doses foram doadas à população local.
A mina de Moma produz ilmenite (óxido de titânio e ferro), rutilo (dióxido de titânio) e zircão (silicato de zircónio). Ilmenite e rutilo são usados para a produção de pigmentos para tinta, papel e plástico. O titânio, por outro lado, pode ser extraído desses minérios e usado para fabricar peças metálicas onde são necessários leveza e alta resistência. Já o zircão é usado para fins abrasivos e isolamentos.