Karpowership iniciou a sua primeira operação de transformação de Gás Natural Liquefeito (GNL) para geração de energia em Amurang, Indonésia. A actividade teve início no passado dia 20 de Setembro de 2020 e consistiu na produção de energia utilizando Gás Natural Liquefeito (GNL) no navio Zeynep Sultan, após a conversão dos seus dois motores de combustível à base de petróleo. Neste processo, o GNL é convertido do estado líquido para gás através de uma unidade de regaseificação de armazenamento flutuante (FSRU).
Nos últimos anos, a Indonésia está a tornar-se num dos mais importantes centros do mundo de transformação de GNL para energia, com uma forte aposta na inovação em projectos de GNL de sistemas flutuantes, colocando de lado a construção de grandes armazéns para o efeito, que representam quase sempre um custo superior.
O projecto LNG-to-Power faz parte de um acordo de fornecimento de gás assinado entre a entidade de governo local responsável pelo sector de electricidade e a Perusahaan Listrik Negara Gas and Geothermal (PLN), uma empresa internacional que explora áreas de petróleo e gás natural em várias partes do mundo.
A Directora Comercial da Karpowership na Indonésia, Zeynep Harezi disse na ocasião sentir-se “honrada com anúncio do sucesso do primeiro projecto LNG-to-Power. Através deste nosso navio, com motor de dupla capacidade, conseguimos demonstrar a combinação prática e útil entre a inovação e a tecnologia do FSRU, nos processos de transformação de GNL para a energia. Estamos apenas no início de um projecto de investimentos em toda a cadeia de valor do GNL, prevendo-se que até 2025, 80% da frota de navios da Karpoweship seja abastecida por Gás Natural Liquefeito.
Importa referir que, o processo de transição do combustível baseado no petróleo para a opção do gás natural liquefeito utiliza os recursos naturais da Indonésia, contribuindo para a redução de impactos nocivos ao ambiente.