José Reino da Costa analisa os 25 anos do Millennium bim: “O nosso percurso é de muito trabalho e de sucessos”
O Millennium bim, um dos maiores grupos financeiros de Mocambique, comemora, este ano, a passagem dos 25 anos da sua criação, um percurso repleto de muitas histórias, desafios e sucesso. No processo de bancarização da economia moçambicana, o Banco está presente em todas as províncias do país, conta com uma vasta rede de balcões, uma das maiores redes de ATM e POS, e mais de 1,8 milhões de clientes. O presidente executivo da empresa, José Reino da Costa, disserta sobre o percurso deste jovem banco.
Que balanço faz dos 25 anos de existência do Millennium bim em Moçambique?
O Millennium bim tem desempenhado um papel relevante na bancarização do país, na modernização do sistema financeiro e no desenvolvimento económico e social de Moçambique, desde a sua criação, há 25 anos. O nosso percurso é de muito trabalho e de sucessos. Fomos pioneiros na introdução de meios de pagamento electrónico, ATM, POS, Internet Banking, Mobile Banking e, mais recentemente, a plataforma IZI no WhatsApp e IZI no Facebook. Hoje, não imaginamos as nossas vidas sem a utilização destes serviços bancários e conseguimos, por isso, ter uma proximidade muito grande com os nossos mais de 1,8 milhões de clientes.
Estamos em todas as províncias do país. Esta proximidade permite-nos conhecer os moçambicanos nos seus diversos contextos e, dessa forma, oferecer as melhores soluções financeiras que respondam melhor às suas necessidades e que sejam adequadas a cada realidade deste país imenso.
A crescente evolução dos resultados financeiros tem sido alavancada pelos investimentos na expansão da rede bancária nacional, que passou de 126 em 2010 para 200 em 2019, na inovação tecnológica e no lançamento de novos produtos e serviços digitais de excelência, simplificando e melhorando, o dia-a-dia dos moçambicanos. Somos a instituição bancária que mais inova no mercado nacional.
Nestes 25 anos, posicionamo-nos sempre como o parceiro preferencial das Pequenas e Médias Empresas (PME) e dessa forma contribuimos, continuamente, para a valorização e robustez da economia moçambicana.
Importa referir que os nossos 25 anos foram também marcados pelo desenvolvimento de iniciativas de apoio às comunidades. O Millennium bim sempre desenvolveu um programa de Responsabilidade Social muito vasto, em áreas como educação, saúde, cultura, desporto, entre outras. Por tudo isto, temos a consciência de que impactamos e contribuímos para melhorar a vida dos moçambicanos, todos os dias. O nosso compromisso é continuar com essa missão de inestimável valor e que muito nos orgulha.
Volvidos 25 anos, e tendo passado por várias fases e transformações, como é que o Millennium bim se define neste momento?
O Millennium bim é o maior grupo financeiro de Moçambique. Orientamo-nos por uma estratégia de expansão e crescimento sólido. Temos uma visão clara do que queremos para o futuro, por isso o nosso sucesso manifesta-se todos os dias. Na vanguarda da inovação, temos uma robustez financeira alicerçada aos mais elevados padrões de qualidade e exigência. Somos o banco mais rentável, mais eficiente e mais robusto. Estamos cada vez mais fortes, fruto do empenho e dedicação dos colaboradores que por aqui passaram, daqueles que hoje estão connosco e dos jovens que irão perpetuar este legado. Investimos sempre no nosso capital humano para agregar mais valor aos nossos produtos e serviços, concebendo soluções criativas e inovadoras para os nossos clientes.
Por essa razão e de forma meritória, somos o banco mais premiado de Moçambique! Contamos com um espólio de mais de 100 distinções internacionais.
O nosso desempenho vai continuar a ser norteado pelo desenvolvimento de iniciativas e estratégias assentes no crescimento sustentável e na robustez do balanço, fomentando a competitividade e modernização do sistema bancário e uma maior transparência na comunicação com o público em prol do crescimento, bem-estar e desenvolvimento social de Moçambique.
Como tem decorrido o desempenho do banco no que concerne ao envolvimento com o cliente?
O Millennium bim é um banco universal e versátil, sempre focado nos nossos vários segmentos de clientes e nas suas necessidades.
Durante estes 25 anos, a estratégia do Millennium bim foi sempre alicerçada no provimento das melhores soluções financeiras estruturadas, inovadoras e modernas para apoiar o desenvolvimento do tecido empresarial e satisfazer as necessidades das famílias nos seus vários contextos, obedecendo a critérios de gestão muito rigorosos, com uma forte solidez de balanço e níveis de rentabilidade sustentáveis em longo prazo.
Desafiados pela vontade constante de inovar, desenvolvemos e criamos serviços e produtos para que garantam uma maior e melhor proximidade com os nossos clientes. Nesse contexto, em 2015, através do projecto “um Distrito. Um Banco”, fruto de um Memorando de Entendimento com o Governo, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS), expandimos a nossa rede de balcões para as zonas rurais e comunidades que não tinham acesso a serviços financeiros. Criámos também os Agentes JáJá, que são, na prática, estabelecimentos comerciais, devidamente identificados, com quem o banco estabelece uma parceria e onde as populações podem fazer operações bancárias com toda a confiança e segurança.
Um dos pilares fortes da nossa estratégia é também o negócio dentro do Ecossistema dos Grandes Projectos. Os Projectos de Gás são uma “alavanca” para o desenvolvimento de conteúdo local e como tal, o Millennium bim é e sempre será o parceiro preferencial do sector privado moçambicano. Vamos apoiar as empresas, associações e micro-cooperativas em torno desses projectos, contribuindo para o fortalecimento da estrutura económica e produtiva do país.
No contexto da transformação digital, somos o Banco que oferece os melhores serviços mobile do sistema financeiro nacional. Criámos a funcionalidade IZI e passamos a disponibilizar este aplicativo, seguro e de fácil utilização, nas plataformas de WhatsApp e Facebook, investindo ainda mais na proximidade e engajamento com o mercado e com os clientes.
Modernizámos também os serviços destinados ao tecido empresarial com a disponibilização do aplicativo Netshop, através do qual as empresas têm a oportunidade de comercializar os seus produtos e serviços via online, de forma simples, rápida e segura. Esta funcionalidade permite que os clientes dessas empresas possam realizar um conjunto de compras e efectuar outras transacções comerciais com recurso aos cartões VISA, com toda a segurança. Por outro lado, oferece maior flexibilidade na aquisição de bens e serviços, a qualquer hora e em qualquer lugar, impulsionando o processo de vendas.
O lema do banco é continuar a ser um agente activo e dinâmico em prol do bem-estar dos moçambicanos e desenvolvimento do país. Por isso, reafirmamos o nosso compromisso de, proactivamente, com responsabilidade, competência e liderança, trabalhar na valorização da economia moçambicana e na excelência dos serviços financeiros que prestamos.
O sistema financeiro em Moçambique deu um grande salto de 1995 a esta data. Qual foi o contributo do Millennium bim para revolução e modernização do sistema financeiro no país.
Hoje não conseguimos imaginar o sistema bancário sem ATM, POS, cartões de débito, crédito ou internet banking, mas, há 25 anos, quando o Millennium bim nasceu, nada disto existia em Moçambique.
Desde a sua criação, o Millennium bim tem contribuído activamente para a promoção da bancarização da economia. Somos o banco que mais contribuíu e contribui para a inovação e modernização do sistema financeiro nacional. Hoje, o Millennium bim conta com uma rede de mais de 200 agências bancárias, 1.8 milhões de clientes, 523 ATM e 8.855 POS, para além de todos os serviços bancários digitais.
Cientes que a inclusão financeira é determinante para a promoção do crescimento sócioeconómico, nas últimas duas décadas, o Millennium bim reforçou a sua proximidade com as populações que outrora eram desprovidas de serviços financeiros. Abrimos agências bancárias em todas as províncias do país e investimos na inovação digital, disponibilizando serviços acessíveis para todos, através de canais mobile e interoperabilidade com instituições de moeda electrónica.
Somos pioneiros no lançamento de serviços de ATM, POS, mas também nos canais remotos, nomeadamente, Internet Banking e Mobile Banking e mais recentemente através de plataformas de redes sociais como o WhatsApp e o Facebook, reforçando a nossa presença no mercado, cada vez mais digital, sem nunca prescindir do necessário rigor e dos mais elevados padrões de eficiência, segurança e comodidade.
O nosso compromisso passará sempre pelo cliente como centro da nossa actividade, pela simplificação dos procedimentos, pela melhoria permanente da qualidade e por uma gestão realista e prudente que garanta sustentabilidade empresarial e um crescente apoio ao desenvolvimento de Moçambique.
Por todo este trabalho de excelência que desenvolvemos, sempre focados no bem-estar e no sucesso dos clientes, somos reconhecidos nacional e internacionalmente. Somos a instituição financeira mais premiada do país, contando com mais de 100 prémios de prestigiadas revistas financeiras internacionais. Só este ano, já fomos galordoados pela Global Finance com os prémios “Best Bank”, “Best Trade Finance Provider 2020”, “Best Private Bank Award 2020” e “Melhor Banco em Segurança de Informação e Prevenção de Fraude de África” e, pela Capital Finance International, com o Prémio “Serviços Bancários Mais Inovadores – Moçambique 2020”. Destas distinções, realce seja feito ao reconhecimento do esforço do Millennim bim no desenvolvimento de novas tecnologias resistentes à fraude e a protecção de dados dos seus clientes, bem como na promoção de soluções no âmbito da interoperabilidade da plataforma IZI com as carteiras móveis M-pesa e e-Mola.
Na verdade, o Millennium bim sempre se diligenciou pela forte aposta na segurança e comodidade dos clientes e não é por acaso que somos o único Banco em Moçambique que detém uma Companhia de Seguros. Através deste canal, em que associámos os serviços bancários e os de seguros, designadamente a Bancassrance, temos a possibilidade de oferecer produtos e benefícios de seguro aos nossos clientes, de forma competitiva e diferenciada.
Temos uma visão muito clara do sucesso que alcançámos graças a uma equipa altamente profissional e profundamente empenhada na busca de soluções de excelência para os nossos clientes. O Millennium bim vai continuar a ser uma verdadeira alavanca para o equilíbrio e crescimento da actividade bancária em Moçambique.
Tem-se verificado uma abertura desenfreada de novos bancos comerciais no país. Como é que o Millennium bim encara essa realidade?
No sector financeiro moçambicano somos líderes e aquilo que distingue um líder de um seguidor é a sua capacidade de inovação. Gostamos de desafios e somos uma instituição de vanguarda que antecipa soluções a pensar no desenvolvimento de Moçambique, enquanto agentes dinamizadores da economia nacional. O mercado está a crescer e é natural que a concorrência seja cada vez mais desafiadora. No fim da equação quem ganha são os clientes.
O Millennium bim nasceu para servir Moçambique e assim vai continuar. Do Rovuma ao Maputo, no apoio aos moçambicanos espalhados pelo mundo, na construção de soluções que ajudem na criação de emprego e desenvolvimento empresarial e na prossecução de políticas activas de responsabilidade social (na educação, no desporto, na cidadania) com grande impacto nas comunidades.
Vivemos um período de recessão a nível mundial devido à pandemia do novo coronavírus. O Millennium bim tem algumas soluções no sentido de apoiar o sector empresarial neste momento crítico?
As instituições financeiras desempenham um papel crucial no apoio à recuperação da situação financeira do tecido empresarial devastado pela pandemia da Covid-19, através de medidas que visam a disponibilização de linhas de crédito para apoio à tesouraria e ao investimento, renegociação de planos de reembolso, isenção de encargos relativos à utilização de canais ou meios de pagamento digitais.
Nesta dianteira, o Millennium bim realizou um exercício de mapeamento e contacto a clientes com elevada probabilidade de incumprimento financeiro, no sentido de negociar planos alternativos de reembolso através da concessão de moratórias do serviço da dívida. Adicionalmente, o Banco procedeu à antecipação de pagamento de facturas aos fornecedores, limitando deste modo os impactos económico-financeiros que advém da falência de empresas visadas.
Como perspectiva o sector bancário em Moçambique depois da pandemia do Coronavírus abrandar?
O sector financeiro não vai escapar às consequências nefastas desta crise sanitária e económica. No entanto, o sistema bancário em Moçambique está bem capitalizado, pelo que acreditamos que vai passar esta fase sem sobressaltos. No entanto, a queda do crescimento económico e do rendimento das famílias vai exigir do sector bancário fluxos de liquidez necessários para animar a actividade económia e também a agilização de estratégias competitivas, visando melhorar a eficiência e qualidade dos serviços prestados.
O Millennium bim tem consciência disso e, de forma antecipada, tem estado a fazer um percurso de modernização permanente da sua infraestrutura tecnológica, bem como a apostar na capacitação dos recursos humanos, tendo em vista, continuar a prestar os melhores serviços bancários a nível nacional sempre focados na satisfação dos clientes.
Inovar está no nosso ADN há 25 anos e, no actual contexto condicionado pela pandemia da Covid-19, a aposta na Transformação Digital é inevitavelmente o caminho a seguir. Já estamos a fazer este trabalho há muito tempo mas, devido às circustâncias, vamos investir ainda mais no digital, desenvolvendo novos aplicativos e dinâmicas de mobile para os particulares e de internet banking para as empresas.
Hoje, uma das valências que nos destigue da concorrência é a possibilidade dos nossos clientes poderem ter acesso cómodo e seguro, a produtos e serviços em plataformas digitais que nenhum outro banco oferece. A plataforma móvel de grande sucesso em Moçambique, o IZI, é disso um exemplo.
Por outro lado, a liquidez e robustez de balanço do nosso banco, dá-nos total confiança de que vamos passar esta fase da pandemia com a capacidade para proteger os nossos clientes e os nossos colaboradores.