Investir na publicidade não é perder dinheiro
A revista Negócios reuniu, mais uma vez, vozes autorizadas para debater um tema actual e pertinente para o desenvolvimento dos negócios.
Elsa Matule, Anastácio Langa e Ivan Serra sentaram-se à mesma mesa para debater “O papel das marcas no impulsionamento dos negócios”. Moderado por Gabriel Muthisse, o debate trás à luz a necessidade de um investimento sério na divulgação e promoção das marcas.
A revista Negócios reuniu, mais uma vez, vozes autorizadas para debater um tema actual e pertinente para o desenvolvimento dos negócios.
Desta vez, o tema eleito foi “O papel das marcas no impulsionamento dos negócios”. Para o debate, moderado pelo economista e antigo ministro dos Transportes e Comunicações, Gabriel Muthisse, estiveram, entre outras figuras, Elsa Matula, marketeer e apresentadora de TV, Anastácio Langa, director-geral da Clean Africa e Ivan Serra, ligado ao departamento de Marketing do Banco Comercial de Investimentos (BCI).
Durante as discussões, Elsa Matula afirmou que parte importante das marcas se posiciona de acordo com a demanda dos seus clientes ou público-alvo. Entretanto, neste momento de desaceleração económica, muitas delas decidiram poupar na publicidade. Afinal de contas o departamento de marketing é dispendioso.
A especialista acrescenta ainda que em Moçambique poucos gestores de marcas compreendem a importância de se investir na comunicação. Mas este cenário pode ter dias contados uma vez que há cada vez mais quadros nacionais formados em publicidade e marketing. Já Anastácio Langa, director-geral de uma das marcas mais publicitadas no país, a Clean África, afirma, categoricamente, que investir numa marca nunca é sinonimo de perder dinheiro, como muitos gestores entendem.