Investidores líbios interessados nos sectores do turismo e financeiro moçambicano

9 156

- Publicidades -

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), manteve um encontro com o Embaixador da Líbia em Moçambique, Saleh Elbuaishi, onde o diplomata manifestou o interesse de investidores líbios no mercado moçambicano, particularmente nos sectores de turismo e financeiro.

Trata-se do Banco de Sahel e Sahara, uma instituição financeira virada para investimentos que está interessada no mercado nacional e alguns investidores líbios que querem instalar estâncias turísticas em algumas praias moçambicanas de referência.

No encontro, a Embaixada partilhou algumas questões levantadas pelos empresários líbios ligados a Câmara de Indústria da Líbia quem têm a ver, principalmente, com a questão de vistos de entrada em Moçambique, facilidades de entrada de investimentos estrangeiros, incentivos fiscais aos investidores estrangeiros e volume de exploração de petróleo e gás.

Sobre estas questões, o Presidente da CTA, Agostinho Vuma, esclareceu que, no âmbito do diálogo com o Governo, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique conseguiu influenciar mudanças no sistema de vistos de entrada no país, que culminou com a aprovação, este ano, de um novo regulamento que visa flexibilizar a atribuição de visto de entrada para os cidadãos estrangeiros envolvidos em actividades de investimento.

Em relação a facilidade de investimento em Moçambique, Agostinho Vuma explicou que o país acaba de aprovar uma nova Lei de Investimento Privado que vem reforçar as garantias e medidas de protecção dos investidores ao eliminar as principais fragilidades que vinham sendo apontadas na legislação anterior.

A protecção do investimento estrangeiro se estende, igualmente, na proposta de Lei do Trabalho que já se encontra na Assembleia da República para aprovação. Há dias foi, igualmente, aprovada a medida de extensão de validade de Certidão de Quitação que vai facilitar o processo de contratação de mão-de-obra estrangeira.

Baseando-se na experiência que a Líbia tem no sector de petróleo, Agostinho Vuma convidou empresários líbios a investirem numa refinaria em Moçambique, aproveitando a oportunidade e o potencial que o país tem neste sector.

Os sectores de agricultura e infraestruturas, foram, também, identificados como sendo de interesse comum. O Presidente da CTA salientou que Moçambique tem potencial no sector de agricultura dada a sua localização junto ao litoral e é atravessado por muitos rios o que proporciona um bom clima para actividade agrícola. Saudou o interesse da Líbia em investir no sector financeiro, pois tem sido preocupação de Moçambique buscar bancos de outros países para permitir a diversificação.

No fim, acordou-se a vinda a Moçambique de potenciais investidores líbios para conhecerem de perto as oportunidades de negócios existentes em diferentes sectores.  

9 Comentários
  1. … [Trackback]

    […] Read More on that Topic: revista.negocios.co.mz/investidores-libios-interessados-nos-sectores-do-turismo-e-financeiro-mocambicano/ […]

  2. I am curious to find out what blog platform you are working with?
    I’m experiencing some small security problems with my latest blog and I’d like to find something
    more secure. Do you have any suggestions?

  3. faceless niches

    … [Trackback]

    […] Read More here on that Topic: revista.negocios.co.mz/investidores-libios-interessados-nos-sectores-do-turismo-e-financeiro-mocambicano/ […]

  4. Halsey Diz

    This is really interesting, You are a very skilled blogger.
    I have joined your feed and look forward to seeking more of your excellent post.
    Also, I have shared your web site in my social networks!

  5. Shanera Diz

    Undeniably believe that which you said. Your favorite reason appeared to be on the
    web the simplest thing to be aware of. I say to you, I definitely get irked while people consider worries that they just do not know about.
    You managed to hit the nail upon the top and defined
    out the whole thing without having side-effects , people
    could take a signal. Will probably be back to get more.
    Thanks

  6. Karenda Diz

    I like the valuable info you supply on your articles. I’ll bookmark your blog and test again here regularly.

    I am fairly certain I will learn plenty of new stuff
    right right here! Best of luck for the following!

  7. Bridgit Diz

    Hello my family member! I wish to say that this post is amazing,
    nice written and include approximately all important infos.

    I’d like to see extra posts like this .

  8. Shallon Diz

    I feel that is one of the such a lot important information for me.
    And i’m happy reading your article. But should
    statement on few normal issues, The web site style is ideal, the articles is in reality excellent :
    D. Just right activity, cheers

  9. post

    … [Trackback]

    […] Read More to that Topic: revista.negocios.co.mz/investidores-libios-interessados-nos-sectores-do-turismo-e-financeiro-mocambicano/ […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.