Iniciativa da Fundação Mastercard e do CDC africano entrega primeira tranche de mais de 15 milhões de vacinas  

8.422

A Fundação Mastercard e o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças africano, CDC africano, anunciaram, em conjunto, que as 15,2 milhões de vacinas adquiridas ao abrigo da iniciativa Saving Lives and Livelihoods estão atualmente a ser distribuídas por toda a África. Através da iniciativa Saving Lives and Livelihoods, a Fundação Mastercard está a adquirir vacinas para mais de 65 milhões de pessoas. Esta é a primeira tranche de vacinas a ser entregue ao abrigo da iniciativa. A distribuição das vacinas será feita pela UNICEF.

Lançada em Junho de 2021, a iniciativa Saving Lives and Livelihoods é agora uma parceria de 1,5 mil milhões de dólares americanos que pretende viabilizar a vacinação para milhões de pessoas, desenvolver uma força de trabalho para o fabrico de vacinas e reforçar a capacidade do CDC africano de supervisionar uma campanha de vacinação histórica e de responder eficazmente a futuros surtos.

“A entrega atempada destas vacinas sublinha a eficácia do African Vaccine Acquisition Trust (AVAT). Ao colaborar com o CDC africano e várias organizações, a Fundação Mastercard irá apoiar a distribuição das vacinas a milhões de pessoas em todo o continente. Contudo, ainda há muito a fazer para aumentar rapidamente as taxas de vacinação.  Apelamos aos governos, financiadores, sociedade civil e outras entidades para que se mobilizem no sentido de salvar vidas e criar meios de subsistência em África”, afirmou Reeta Roy, Presidente e CEO da Fundação Mastercard.

“Estamos a ganhar um novo ímpeto no esforço continental de vacinação. Em Setembro, a primeira tranche de vacinas adquiridas pelo AVAT começou a ser distribuída em 39 países. Agora, estamos a anunciar a entrega das vacinas adquiridas por meio da iniciativa Saving Lives and Livelihoods. E estamos a trabalhar arduamente no terreno para administrar as vacinas, o que constitui a melhor forma de medir o sucesso”, afirmou o Dr. John Nkengasong, Diretor do CDC africano.

As vacinas adquiridas ao abrigo da iniciativa Saving Lives and Livelihoods tiram partido de um acordo histórico negociado pelo African Vaccine Acquisition Trust no início deste ano para a compra de 400 milhões de vacinas Johnson & Johnson, bem como de um acordo mais recente para a compra de 50 milhões de vacinas Moderna. A Fundação Mastercard irá financiar a compra de 57 milhões de vacinas Johnson & Johnson e irá comprar aproximadamente 17 milhões de vacinas Moderna. O mecanismo AVAT foi criado para permitir que os países africanos conseguissem reunir recursos que permitissem a aquisição direta de vacinas a preços reduzidos através de encomendas de grande volume.

“Através do AVAT, garantimos vacinas suficientes para inocular 450 milhões de pessoas até setembro de 2022. Neste sentido, África cumpriu a sua parte do acordo. Até ao momento, a Fundação Mastercard foi a única fundação que intensificou os esforços para apoiar o continente Africano nesta tarefa. A Fundação Mastercard está a financiar todo o carregamento de novembro do AVAT — e nós estamos gratos pelo seu apoio. Esperamos ver outras fundações e empresas a apoiar a entrega local e nacional de vacinas”, afirmou Strive Masiyiwa, Enviado Especial da União Africana.

“Este é um esforço colaborativo impressionante do AVAT, no qual o Afreximbank tem orgulho de ter participado. O acordo para o fornecimento e distribuição das vacinas foi estabelecido com base numa garantia de 2 mil milhões de dólares americanos emitida pelo Afreximbank aos fabricantes de vacinas, com o apoio dos parceiros. Através destes esforços combinados, a reabertura do comércio no continente será acelerada”, afirmou o Professor Benedict Oramah, Presidente do Afreximbank.

“As vacinas do AVAT, parcialmente fabricadas na África do Sul, são o verdadeiro testemunho de que a produção local e a aquisição conjunta, como previsto na Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), são essenciais para conseguir uma recuperação económica pós-COVID mais sustentável em todo o continente”, afirmou a Dr.ª Vera Songwe, Subsecretária-Geral e Secretária Executiva da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA).

A distribuição das vacinas ao abrigo da iniciativa Saving Lives and Livelihoods será conduzida pela UNICEF, que supervisiona, de uma forma global, a entrega das vacinas do AVAT. A UNICEF possui uma vasta experiência na entrega e distribuição de vacinas. Tal só é possível porque mantem uma relação forte e de confiança com os países africanos. Importa relembrar que a UNICEF também apoia a aquisição de vacinas para a iniciativa Saving Lives and Livelihoods, bem como para um esforço mais alargado de aquisição de vacinas do AVAT.

“A UNICEF orgulha-se de continuar a apoiar o AVAT e o CDC africano para ajudar a vacinar milhões de pessoas em África que ficaram esquecidas”, afirmou a Diretora-Executiva da UNICEF Henrietta Fore. “Com a nossa longa história de aquisição e entrega de vacinas em todo o mundo, estamos empenhados em ajudar a reduzir a desigualdade de vacinação e em manter as pessoas seguras.”