Inaugurada o empreendimento de Enchimento das Botijas de Gás orçado em 570 milhões de meticais em Nampula
O Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) lançou, a 02 de Abril de 2022, o Programa Nacional de Massificação da Utilização de Gás de Cozinha e inaugurou a Unidade de Enchimento das Botijas no Posto Administrativo de Anchilo, Distrito de Nampula.
A infra-estrutura foi construída pela Petromoc através da parceria público-privado, no âmbito da materialização da estratégia de desenvolvimento sustentável integrado que assenta na agenda 2030 das Nações Unidas e no Acordo de París.
A cerimónia de lançamento e inauguração do empreendimento orçado em 570 Milhões de Meticais, que foi dirigida por Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República, tendo contado com a presença do ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, culminou com a abertura oficial da campanha denominada DÁ+GÁS MOÇAMBIQUE, com vista a informar e sensibilizar a comunidade sobre os benefícios do uso do Gás de cozinha nas suas residências em substituição da biomassa, lenha e carvão.
Realce-se que, esta Unidade de Enchimento de botijas de Gás tem a capacidade de armazenar 200 toneladas métricas, repartidas por 4 tanques de 50 toneladas cada, capazes de encher 5500 botijas por dia. A Unidade de Enchimento permite acesso de outras distribuidoras de Gás de cozinha no país. A Linha de Enchimento compreende um sistema automático de combate ao incêndio e 7 Balanças Eletrónicas adaptadas para encher qualquer tipo de botija de Gás em uso no país.
Com este Programa, de acordo com o Presidente da República, “o Governo perspectiva colocar o Gás ao serviço de todas as comunidades moçambicanas, diminuindo os custos logísticos de distribuição; aumentando a disponibilidade nas zonas anteriormente não abastecidas; reduzindo as barreiras de acesso e estabelecendo um mecanismo de preços favoráveis a todos os intervenientes”, referiu.
A perspectiva que se tem com a campanha DÁ+GÁS MOÇAMBIQUE é de inverter o cenário apresentado pelo IOF (2019/2020), segundo o qual 95% da população é usuária de biomassa (lenha e carvão) para cozinhar, priorizando o Gás de Cozinha ou outras fontes de energias limpas na equação da gestão familiar.