Governo aprova criação de termoeléctrica em Beluluane

0 20

O Governo moçambicano aprovou, recentemente  em Maputo, os termos e condições da concessão do empreendimento Termoeléctrico de Beluluane com uma capacidade total instalada até 2000 MW, à empresa Beluluane Gas Company, S.A, por 30 anos.

A concessionária  vai igualmente construir um sistema de gasoduto entre o porto da Matola e a central Termoeléctrica de Beluluane, na província de Maputo, ficando responsável pela produção e venda de energia em Moçambique e no estrangeiro.

A central que representa um investimento de 2.8 mil milhões de dólares americanos será construída ao longo de cinco anos.

A porta voz do governo de Moçambique, Ana Comoana disse que o projecto vai contribuir para que Moçambique produza 8000 MW até 2043, tornando-se num pólo regional de produção e fornecimento de energia.

“O projecto que vai criar 1700 empregos na fase de construção e 1050 na fase de operacional e visa  igualmente abastecer o mercado nacional a preços preferenciais, isto é, com descontos que variam entre cinco e 20 por cento” disse a porta-voz do governo.

A concessionária ficará com direito exclusivo para financiamento, construção, operação, exploração, manutenção e expansão de infra-estruturas para importação, recepção, armazenamento, tratamento, exportação e de Gás Natural Liquefeito (GNL).

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com