Governador da província de Maputo presta homenagem aos fazedores das artes e cultura

5.581

Assinalou-se, há poucos dias, no último sábado 23 de Abril de 2022, o Dia do Livro e dos Direitos do Autor, quatro artistas, fazedores das artes e cultura, foram homenageados pela Província de Maputo numa parceria entre a Casa d’Artista Kutenga e o Conselho Executivo Provincial de Maputo, representado pelo alto dignatário eleito da Província, o Governador Júlio Parruque, a quem coube dirigir o evento, na Matola.

Com o rosto da cantora Elvira Viegas Mahuamane, a Casa d’Artista Kutenga foi a catedral da VI Edição do Projecto Celebrando Vida que homenageou a Paulina Chiziane, ao David Abílio, ao Humberto Carlos Benfica mais conhecido por Wazimbo e ao Alvim Cossa, guardiões da nossa identidade cultural, sobretudo pelo seu grande contributo para elevação do nome de Maputo Província e de Moçambique além-fronteiras.

O Governador de Maputo felicitou aos 4 galardoados pelo merecido reconhecimento que acontece em vida, facto que encorajou que continue a ser prática na Província, devendo inspirar as gerações vindouras.

Júlio Parruque referiu que o dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autores, também conhecido, como Dia do Livro Aberto, deve ser comemorado pela sua inequívoca importância cultural que testemunhamos durante o período de confinamento devido a Covid-19, em que as pessoas precisaram limitar o tempo fora de casa, e os livros assim como a musica foram as ferramentas poderosas para combater o tédio do isolamento.

O Governante exortou a todos para não deixar morrer a cultura a que Samora chamou de “Sol que nunca desce”- elemento chave para construção da nação de que todos se devem orgulhar. Para tal referiu que um dos desafios do seu Executivo é a “Casa Provincial da Cultura”, assim como de outros espaços públicos onde poderá decorrer leitura, narração de histórias e declamação de poesia sobretudo para crianças nos tempos livres.