Gestor da LAM diz que a empresa é tecnicamente solvente

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O Gestor do Projecto de Reestruturação das Linhas Aéreas de Moçambique, Sérgio Matos, disse esta terça-feira, em Maputo, que a dívida da companhia está a registar níveis de redução significativos e que a empresa é tecnicamente solvente.

“Neste momento, depois de três meses, redução da dívida em 61.6 milhões de dólares. Até 29 de Maio de 2023, reduziu-se a dívida em 47.6 milhões de dólares e, volvido esse período, foram mais 14.3 milhões de dólares, decorrente dos lançamentos correctos de transacções em conformidade com as normas internacionais de contabilidade, as práticas contabilísticas e as directrizes contabilísticas do tesouro nacional, reduzindo ainda mais a posição de endividamento. A LAM é agora tecnicamente solvente”, revelou Sérgio Matos.

Matos anunciou que para manter esta tendência de recuperação a LAM vai reduzir em 30% as tarifas em três rotas a partir de 01 de Setembro, nomeadamente, Maputo-Lichinga-Maputo; Maputo-Nampula-Maputo; Maputo-Quelimane-Maputo.

A empresa vai ainda continuar com o processo para a reintrodução da rota intercontinental Maputo-Lisboa-Maputo; Integração de um cargueiro na ordem de 15 milhões de dólares para a manutenção, formação de tripulantes, entre outros.

Falando no balanço dos trabalhos da Fly Modern Ark – empresa contratada para reestruturar as LAM – nos meses de Maio, Junho e Julho deste ano. Até à data, as LAM já transportaram cerca de 191 mil passageiros, o que permitiu arrecadar receitas na ordem de mais de dois biliões de meticais.

“Em relação ao impacto na redução das tarifas em 30%, nas seis rotas, isto é, a nossa projecção foi fazer um incremento de 20% para os passageiros e incremento de 10% de receita. Nessa projecção para os três meses trouxemos os 20% fizemos 96 mil para os passageiros e 1.1 biliões de meticais para as receitas. E, até ao momento, ainda não fechamos os três meses, já estamos com uma variação positiva em 52% para os passageiros e 41% de receitas”, referiu, citado pela Rádio Moçambique.