Galp entrega 45 mil viseiras ao Ministério da Saúde para protecção contra Covid-19 nos hospitais

482

- Publicidades -

 

A Galp Moçambique entregou esta sexta-feira ao Ministério da Saúde (MISAU) 45 mil viseiras de protecção contra o contágio por Covid-19, resultantes da iniciativa Previne a Dobrar, que decorreu em 25 postos de abastecimento das cidades de Maputo e da Matola e contou com ampla adesão dos clientes Galp.
Apesar de Moçambique ter observado uma redução considerável do número de casos positivos da Covid-19 e iniciado o processo de vacinação massiva dos cidadãos, o surgimento e circulação de novas estirpes, designadamente em África do Sul, convoca o esforço permanente de todos no reforço das medidas de prevenção que possam evitar o eventual surgimento de uma terceira vaga.
“As viseiras que acabamos de receber serão de extrema importância no reforço da capacidade nacional de prevenção e combate à Covid-19 no seio dos profissionais de saúde afectos aos centros de tratamento da Covid-19,” afirmou, no decurso da cerimónia de entrega das viseiras, a Vice-Ministra da Saúde Lídia de Fátima da Graça Cardoso, que agradeceu mais este “acto de solidariedade e fraternidade” da Galp com o povo moçambicano, que “chega em boa hora,” acrescentou, em referência ao surgimento das novas estirpes do vírus.
“Nestas alturas de disrupção, empresas como a Galp têm uma responsabilidade de cidadania acrescida junto das comunidades das quais fazem parte,” afirmou, na mesma ocasião, Francisco Ferreira, Chief Operations Officer da Galp. “Iniciativas como esta são sinais do nosso compromisso com o desenvolvimento económico e social de Moçambique, que se reflecte nas nossas operações no país e nos investimentos que fazemos, como nos novos parques logísticos da Matola e da Beira, ou no projecto Coral Sul, na largo de Cabo Delgado, que deverá produzir o primeiro gás já no próximo ano,” acrescenta.
No âmbito da iniciativa Previne a Dobrar, desenvolvida em parceria com o grupo agro-industrial João Ferreira dos Santos (JFS) durante o mês de Dezembro de 2020, por cada abastecimento de 2000 meticais efectuado nos postos de abastecimento Galp, o cliente teria o direito a duas viseiras, sendo que poderia optar por doar uma, ou ambas, ao MISAU.
As iniciativas da Galp desde o início da pandemia incluíram a doação de ventiladores e monitores de sinais vitais ao MISAU; a oferta de garrafas de gás a centros hospitalares de primeira linha de intervenção em todas as províncias; a distribuição de material de higiene e limpeza ao sector da saúde e instituições públicas nas províncias de Cabo Delgado e Nampula; inúmeras iniciativas de sensibilização das populações para os cuidados a ter na prevenção do contágio.

Sobre a Galp
Presente em Moçambique há mais de 60 anos, a Galp é uma empresa de energia comprometida com o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis nas suas operações e nas ofertas integradas que disponibiliza aos seus clientes. Criamos soluções simples, flexíveis e competitivas para as necessidades energéticas ou de mobilidade tanto de grandes indústrias e pequenas e médias empresas, como do consumidor individual. Como productor, actuamos na extracção de petróleo e gás natural a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima, nomeadamente como parceiros do projecto Rovuma LNG, que desenvolve a Área 4, ao largo da província de Cabo Delgado. Somos igualmente um dos maiores produtores mundiais de energia eléctrica de base solar. Contribuímos para o desenvolvimento económico dos 11 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que nos acolhem. Somos, por isso, líderes do nosso sector nos principais índices mundiais de sustentabilidade. Mais informações em galp.co.mz