Fidelidade compra seguradora do BIM

6.147

A operação de aquisição de 70% da Seguradora Internacional Moçambique (SIM) ao Banco Internacional de Moçambique (BIM) pelo Grupo Fidelidade, representa um negócio de 46,8 milhões de euros com um impacto positivo de 5,2 milhões para o BCP que detém uma participação de 66,69% do BIM.

A Fidelidade reforçou a sua estratégia de expansão internacional através da aquisição de 70% do capital Seguradora Internacional Moçambique, S.A. (“SIM”), que opera sob a marca Ímpar. A Ímpar é uma marca Moçambicana com forte tradição, raízes e implementação no mercado.

A operação de aquisição de 70% da SIM vai permitir que a Fidelidade consolide e reforce a sua presença no mercado moçambicano, nos Ramos Vida e Não-Vida, posicionando-se, com esta aquisição, como uma das três Seguradoras líderes de mercado, de acordo com os dados do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM), referentes ao ano de 2020.

O Conselho de Administração será presidido pelo Dr. Manuel Alfredo Gamito e terá como vice-presidentes o Eng. Rui Oliveira e o Dr. Carlos Leitão, que acumulará também a presidência da Comissão Executiva. 

Ecos da operação de aquisição

Para Rogério Campos Henriques, CEO do Grupo Fidelidade, com esta operação o Grupo Fidelidade passará a actuar no mercado moçambicano com as marcas Fidelidade e Ímpar.

“Teremos um leque de opções de marcas que nos garantem uma maior flexibilidade para ir de encontro às necessidades dos clientes em Moçambique, dando cumprimento à estratégia omnicanal do Grupo. Estamos seguros de que a parceria e as sinergias geradas por esta aquisição, que juntam a raiz e tradição Moçambicana da Ímpar, com a capacidade, experiência e know-how da Fidelidade, serão uma receita de sucesso”, refere o CEO da Fidelidade.

Manuel Gamito, presidente de Conselho de Administração da Seguradora Internacional de Moçambique (SIM), explica a natureza deste investimento.

“Esta transacção dá resposta à estratégia de reposicionamento mais sólido e de crescimento da actividade seguradora. Esta estratégia encontra-se no compromisso definido pela Fidelidade que pretende consolidar e reforçar a sua posição no mercado moçambicano, permitindo alargar a sua actual oferta e expandir a presença no território nacional, numa busca permanente pela melhoria dos produtos e serviços prestados à população moçambicana”, garante o PCA.

As marcas e suas quotas no negócio

A SIM irá operar utilizando as marcas: Fidelidade, Ímpar e Millennium Seguros.

Após a conclusão desta transacção, a participação de outros accionistas será a seguinte: Millennium BIM 22%; Outros Minoritários 8%. Para além da aquisição de 70% do capital da SIM, a Fidelidade tem uma opção que lhe permite adquirir, posteriormente, uma participação adicional de 12%.

O BIM, em que o BCP detém, indirectamente, uma participação de 66,69%, formalizou a entrada em vigor de um acordo de longo prazo com a Fidelidade “com vista a reforçar capacidades e a alargar a oferta de seguros no canal bancário (bancassurance)” em Moçambique.
É no âmbito desta parceria, cuja possibilidade se encontrava prevista no memorando de entendimento celebrado entre o BCP e o Grupo Fosun em Novembro de 2016, que o BIM e a Fidelidade formalizaram a alienação pelo BIM à Fidelidade de acções representativas de 70% do capital social e direitos de voto da SIM.
O valor recebido pelo BIM pela venda de 70% da SIM é de 46,8 milhões de euros.

“O BIM e a Fidelidade acordaram ainda opções de compra e de venda com vista a que a Fidelidade possa vir a adquirir ações adicionais, podendo a participação do BIM, por efeito dessas opções, reduzir-se para 9,9% do capital da SIM”, acrescenta um comunicado.

A parceria com o Millennium BIM, o maior banco privado moçambicano, continuará a ser trabalhada e potenciada, continuando o Millennium BIM a distribuir de forma exclusiva seguros da SIM, através da marca Millennium Seguros.  

Repercussões na Fidelidade

Após a conclusão do processo de transferência de carteiras de seguros, o grupo Fidelidade alargará, em Moçambique, o seu portfólio de produtos e serviços inovadores, dos Ramos Vida e Não Vida, que disponibilizará aos cerca de 330.000 clientes, resultantes da junção das carteiras das duas seguradoras. Contará, ainda, com uma equipa dedicada de cerca de 200 pessoas, e com uma rede de mais de 100 mediadores (promotores, agentes e corretores), para além da rede de mais de 200 balcões que o Millennium BIM tem espalhados pelo país. A quota de mercado resultante desta parceria será de 14,1% (dados de 2020).

Para Jorge Magalhães Correia, presidente do Conselho de Administração do Grupo Fidelidade, a grande colaboração e diligência demonstradas pelas autoridades moçambicanas foram fundamentais para a concretização desta parceria.

“A administração do Grupo Fidelidade, terá oportunidade, no futuro próximo, de assinalar devidamente esta nova etapa de investimento no futuro de Moçambique, organizando uma cerimónia evocativa deste passo tão importante para o nosso compromisso de longo prazo para com o povo e com a economia moçambicanas”, garante Magalhães Correia.

No fundo, esta transacção pretende dar resposta à estratégia definida pela Fidelidade no sentido de consolidar e reforçar a sua posição no mercado moçambicano, permitindo alargar a sua actual oferta e expandir a sua presença nesta geografia, numa aposta na melhoria dos produtos e serviços prestados à população.

CAIXA

O que é a SIM?

Criada em 1992, em Moçambique, a SIM actua nos Ramos Vida e Não-Vida, através das marcas Ímpar, com a qual está presente nos canais tradicionais, e Millennium Seguros, com que opera no canal bancário por via do Millennium BIM.

Desde 2019, que a SIM é classificada pela prestigiada empresa de rating norte-americana AM Best, com o Financial Strenght Rating “B” (Bom) e Long-Term Issuer Credit Rating “BB” com a perspectiva atribuída de ratings de crédito “Estável”, sendo a primeira seguradora moçambicana com um rating reconhecido internacionalmente.