Cerca de 250 mil metros cúbicos de madeira explorada nas províncias Sofala, Manica, Tete, Zambézia e Inhambane foram exportados através do Porto da Beira, durante o ano passado.
De acordo com o jornal Domingo na sua edição de 7 de Julho, quase 80% da madeira foi exportada para o mercado asiático e os outros 20% tiveram como destino alguns países europeus e africanos.
A informação foi partilhada pelo chefe do Departamento de Florestas, Plantações, Águas Florestais dos Serviços Provinciais de Ambiente de Sofala, Paz Martinho, durante a auscultação pública sobre o Regulamento da Lei de Florestas.
A auscultação decorre desde semana passada, podendo terminar em finais do presente mês e visa colher subsídios das comunidades, sociedade civil, operadores florestais, entre outros sobre a aplicação do novo instrumento legal.
O jornal acrescenta que pretende-se também permitir que, de forma consensual, se possa construir um instrumento que proteja a floresta e contribua para a sua utilização racional, promovendo o desenvolvimento sustentável.