As exportações de bens renderam 2,2 milhões de dólares norte-americanos durante o terceiro trimestre do ano passado. Para este resultado destacou-se o crescimento dos grandes projectos em 1,8 por cento, com realce para o gás natural e energia eléctrica, cujas receitas mostraram-se superiores em relação às apresentadas no mesmo período de 2022.
De forma detalhada, os ganhos da exportação do gás natural e energia eléctrica cresceram em 371,3 milhões e 62,2 milhões de dólares, respectivamente.
A informação consta no recente relatório divulgado pelo Banco de Moçambique (BdM) sobre a balança de pagamentos relacionada ao terceiro trimestre de 2023, publicado há dias.
O documento citado pelo jornal Notícias, refere que para no caso do gás natural verificou-se um incremento do volume exportado em linha com o início da exploração e exportação dos recursos extraídos na Área 4 da bacia do Rovuma.
Para a energia eléctrica os resultados foram influenciados pela actualização positiva do preço da tarifa aplicada aos principais clientes.