Exportações de açúcar crescem 36% e chegam aos 14,7 M$ em seis meses

58

O Banco de Moçambique (BdM) anunciou que o açúcar exportado por Moçambique no primeiro semestre rendeu 14,7 milhões de dólares (929 milhões de meticais), um aumento de 36% face ao mesmo período de 2023.

De acordo com um relatório sobre a balança de pagamentos divulgado pelo banco central, trata-se de uma “forte” recuperação de uma das principais culturas agrícolas do País. “O comportamento das exportações do açúcar foi favorecido pela recuperação da produção e consequente exportação, após os impactos climáticos adversos que afectaram o sector agrícola em 2023”, sublinhou.

A instituição financeira descreveu que, em igual período do ano passado, as exportações do produto renderam um total de 10,8 milhões de dólares (682,5 milhões de meticais).

Recentemente, intervenientes do sector da agricultura revelaram que a produção de açúcar no País poderia crescer de 1,6 milhão para 1,9 milhão de toneladas na campanha agrária de 2024-25, o que representaria uma subida de 10% face à campanha anterior, salientando que esta tendência positiva contrasta com os desafios enfrentados no sector nos últimos anos.

Nos últimos dois anos, o subsector açucareiro foi fortemente afectado por desastres naturais, em particular as cheias que impactaram negativamente os rendimentos agrícolas tanto nos campos de produção familiar como industrial. Estas adversidades levaram, inclusive, ao encerramento temporário da açucareira da Maragra.