Este projecto de literacia financeira teve início em 2010 com o intuito de capacitar os jovens de conhecimentos financeiros, preocupação pelo meio ambiente e hábitos de poupança.
Esta iniciativa já impactou a vida de mais de 4.000 estudantes, 200 professores em mais de 100 escolas secundárias da cidade e província de Maputo e Gaza. Esta edição contará, pela primeira vez, com a inclusão de temas tais como: princípios básicos sobre branqueamento de capitais e conservação do meio ambiente. Os alunos serão desafiados a desenhar projectos sustentáveis para as suas comunidades à luz da temática sobre conservação e preservação do meio-ambiente.
Este ano, participam das olimpíadas bancárias as seguintes Escolas Secundárias: Escola Secundária da Catembe, Escola Secundária de Incassane, Escola Secundária da Munhuana, Escola Secundária do Aeroporto, Escola Secundária de Malhampsene, Escola Secundária de Matlemele, Escola Secundária Filipe Jacinto Nyusi, Escola Secundária Nelson Mandela, Escola Secundária Bonifácio Groveta e Escola Secundária de Nkobe.
A iniciativa insere-se no programa de responsabilidade social “Mais Moçambique pra mim” e tem como objectivo contribuir para a educação e formação dos jovens moçambicanos através da introdução de conceitos bancários e da gestão de finanças pessoais que promovam a sua inclusão financeira na sociedade.
“Esta é mais uma oportunidade de impactar positivamente as comunidades onde actuamos, promovendo a educação e instrução financeira dos jovens. Acreditamos que este projecto apresenta as bases fundamentais para promover a inclusão financeira dos mais jovens, incutindo conceitos bancários fundamentais. Para esta edição enaltecemos, ainda, a temática da sustentabilidade em concordância com o panorama global que incide na ampliação das finanças verdes como uma das estratégias de preservação do meio ambiente”, refere José Reino da Costa, presidente da Comissão Executiva do Millennium bim.