Energia elétrica chega a população de Urrene, distrito de Panda

239

- Publicidades -

A Sede do Posto Administrativo de Urrene, no Distrito de Panda, província de Inhambane está, desde sábado passado, dia 18 de Março de 2023, ligada à Rede Eléctrica Nacional.

A electrificação do Posto Administrativo de Urrene consistiu na construção de 30km de Linha de Média Tensão a 33 kV, a partir da Sede do distrito de Panda.

As obras incluem a montagem de 5 Transformadores de Distribuição de 100kVA, Construção de 10km de rede de baixa tensão, montagem de 150 Candeeiros de iluminação Pública e ligação de 500 novos consumidores. O projecto é financiado totalmente pelo Governo de Moçambique, num total de 93 milhões de meticais.

Com a conclusão do projecto de electrificação de Urrene, 21 dos 26 Postos Administrativos existentes na província de Inhambane, já estão electrificados.

Este é o Segundo Posto Administrativo a ser ligado no presente ano de 2023, totalizando 49, desde 2020.

Em termos de Infra-estruturas para os Postos Administrativos, foram construídos, no presente ano, 45km de Rede de Média Tensão, 20km de Baixa Tensão e montados 10 Postos de Transformação.

O projecto de Urrene é financiado pelo Governo de Moçambique, estando a Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) a assegurar o cumprimento da meta do acesso universal à energia eléctrica, até 2030.