E.U.A. Inaugura Armazém de Abastecimento Médico na  província Zambézia

2.736

- Publicidades -

Através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), o Governo dos Estados Unidos, inaugurou na última terça-feira um armazém intermédio de abastecimento médico da Cidade de Mocuba na província da Zambézia.

Este investimento estimado em 2,5 milhões de dólares, em parceria com o Ministério da Saúde (MISAU), irá reforçar a cadeia de abastecimento da saúde de Moçambique através da expansão da capacidade de distribuição do governo.

Os programas de saúde de Moçambique registaram uma expansão extraordinária nos últimos anos. Só nos cuidados médicos de HIV, o volume de medicamentos e equipamentos que passam pelo sistema aumentou 20 vezes nos últimos 16 anos e continua a crescer.  Embora a expansão do tratamento médico contribua para o desenvolvimento de Moçambique, esta sobrecarrega a infra-estrutura existente, que carece de instalações de armazenamento suficientes para o efeito.

Este novo armazém na Zambézia proporciona mais capacidade de armazenamento local e de distribuição directa de material médico a unidades de saúde, tornando os produtos médicos mais acessíveis aos moçambicanos em todo o país.

A Central de Medicamentos e Artigos Médicos (CMAM) do MISAU serve de espinha dorsal ao sistema de saúde, distribuindo medicamentos e outros produtos básicos a mais de 1.500 unidades de saúde em todo o país.  Como parte fundamental do sistema CMAM, o Armazém Intermédio da Cidade de Mocuba é um dos três armazéns que fazem parte dos 7,3 milhões de dólares da USAID em apoio ao Plano Estratégico de Logística Farmacêutica do MISAU (PELF).

Os três armazéns irão aumentar a capacidade de armazenamento na província e melhorar o acesso dos moçambicanos a medicamentos que salvam vidas.  Os armazéns beneficiam de novas tecnologias que asseguram temperaturas estáveis para uma melhor manutenção de stocks e ajudam os gestores dos armazéns a rastrear facilmente os medicamentos para uma melhor rotação de stocks e responsabilização.