A AstraZeneca ofereceu 2,8 milhões de doses da Vacina AstraZeneca contra a COVID-19 a Moçambique através da COVAX em Dezembro. Isto aumenta para cerca de 4,9 milhões, o número total de doses da Vacina AstraZeneca contra a COVID-19 fornecidas a Moçambique através da COVAX durante o ano de 2021.
A COVAX é uma iniciativa global co-liderada pela Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI, Co-Aliança para Inovações em Preparação para Epidemias), pela Gavi (a Aliança de Vacinas) e pela Organização Mundial da Saúde, que trabalha com os governos e fabricantes para permitir que pessoas em todo o mundo tenham acesso às vacinas contra a COVID-19, independentemente do nível de renda.
O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, louvou esta remessa: “Esta remessa da COVAX de Vacinas da AstraZeneca contra a COVID-19 vai fortalecer as Fases 3 e 4 do programa de vacinação de Moçambique que planeia vacinar pessoas em todo o país, particularmente nas áreas rurais. Este é um passo importante na nossa luta contra esta pandemia”.
Barbara Nel, Presidente da AstraZeneca para a região de África, disse: “Estamos muito satisfeitos por ver a chegada desta remessa de vacinas através da COVAX, incluindo a chegada de doses do ´Serum Institute of India. Esta remessa é um passo importante para que Moçambique alcance a sua meta de vacinação de 60% da população”.
Trabalhando com os nossos parceiros da COVAX, a AstraZeneca continua a acelerar o acesso equitativo às vacinas. Até à data, estima-se que a vacina da AstraZeneca tenha ajudado a prevenir 50 milhões de casos de COVID-19, 5 milhões de hospitalizações e ajudado a salvar mais de um milhão de vidas. Mais de 2,5 mil milhões de doses da vacina da AstraZeneca alcançaram mais de 170 países em todo o mundo. Destas, mais de 45 milhões foram fornecidas a África, sendo mais de 17,5 milhões para 26 países da África Subsaariana nos últimos dois meses.