Crescimento económico desacelerou no final de 2023

215

O crescimento económico em Moçambique desacelerou ligeiramente no quarto trimestre de 2023, para o equivalente a 5,36% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados do banco central e do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados hoje.

De acordo com o Banco de Moçambique, esse crescimento compara com os 5,92% no trimestre anterior, que se seguiu aos aumentos de 4,67% no período de abril a junho e de 4,17% de janeiro a março, o que se traduz num crescimento económico médio em 2023 pouco acima de 5% do PIB.

A ligeira redução, de 0,56 pontos percentuais face ao trimestre anterior, resulta essencialmente do “crescimento menos acentuado da indústria extrativa” e pelo “desempenho negativo da indústria transformadora”, explicou o banco central, citando o INE.

O Governo moçambicano anunciou na terça-feira que o país registou um crescimento económico de 5% em 2023 face a 4,4% em 2022, destacando uma “expansão económica” que superou a média regional da Comunidade de Desenvolvimento da África do Sul (SADC).