Nos últimos oito anos, o índice de mulheres em posição de liderança na Electricidade de Moçambique (EDM) cresceu oito por cento, passando de 18, em 2014, para 26 % em 2021, um registo que vai ao encontro do compromisso assumido pela Empresa de elevar a presença feminina na organização até 40 por cento, em 2030.
Neste momento, a Empresa detém 18% de mulheres no quadro dos recursos humanos, um número considerável se se tiver em conta o facto de a EDM operar num sector tradicionalmente masculino.
Na mensagem enviada às trabalhadoras, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o PCA da EDM, Eng. Marcelino Gildo, reafirma o compromisso de o Conselho de Administração continuar a assegurar a igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres na Empresa, combatendo todo e qualquer tipo de discriminação e violência contra a mulher.
Numa altura em que país e o mundo vivem momentos desafiantes por causa da Covid-19, “as mulheres são chamadas a ajudar a sociedade a vencer esta pandemia com a sua liderança na disseminação de mensagens e promoção de comportamentos preventivos e de segurança que ajudem o mundo na retoma do desenvolvimento sustentável”, salienta o Eng. Marcelino Gildo na sua mensagem.