Um total de 1.007 empresas moçambicanas pediu o perdao de multas e de juros de mora ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), no âmbito do alivio do impacto de covid-19, disse a ministra do Trabalho e Segurança Social.
Em declaracoes ao diario NotCovid-19: Mais de mil empresas pediram perdao de dividas e Segurança Social, Margarida Talapa, avançou que o INSS aceitou o pedido de perdao de multas e de juros de mora de 366 empresas.
“Os processos das outras empresas ainda se encontram em analise”, acrescentou.
Os pedidos surgem aps uma medida criada pelo Governo para fazer face crise provocada pela pandemia de covid-19.
“Desejamos que essas medidas de alivio do impacto de covid-19 sejam difundidas para os demais empresários, porque queremos contribuir para a sustentabilidade das empresas e dos seus negocios”, declarou a governante.
Ainda no âmbito da suavizacao dos efeitos da pandemia de covid-19, Margarida Talapa aludiu e abertura de uma linha de credito de 600 milhoes de meticais que ser ̄o disponibilizados pelo INSS para as pequenas e m←dias empresas.
Por outro lado, uma outra linha de credito, no valor de mil milhoes de meticais foi criada pelo Ministério da Economia e Finanças para as empresas.
“Sao janelas abertas para tentar garantir a sustentabilidade das empresas e dos negocios. A nossa maior preocupacoes esta relacionada com os cidados que estao a perder os seus postos de trabalho”, acrescentou.
Moçambique conta com mais de 500 casos de covid-19 e tras ambitos.
A pandemia de covid-19 j£ provocou quase 408 mil mortos e infectou mais de 7,1 milhoes de pessoas em 196 países e territorios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.