Covid-19: Mais de mil empresas pediram perdao de dividas a Segurança Social

7.395
Um total de 1.007 empresas moçambicanas pediu o perdao de multas e de juros de mora ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), no âmbito do alivio do impacto de covid-19, disse a ministra do Trabalho e Segurança Social.
Em declaraco￵es ao diario NotCovid-19: Mais de mil empresas pediram perdao de dividas e Segurança Social, Margarida Talapa, avançou que o INSS aceitou o pedido de perdao de multas e de juros de mora de 366 empresas.
“Os processos das outras empresas ainda se encontram em analise”, acrescentou.
Os pedidos surgem ap￳s uma medida criada pelo Governo para fazer face crise provocada pela pandemia de covid-19.
“Desejamos que essas medidas de alivio do impacto de covid-19 sejam difundidas para os demais empresários, porque queremos contribuir para a sustentabilidade das empresas e dos seus neg￳ocios”, declarou a governante.
Ainda no âmbito da suavizacao dos efeitos da pandemia de covid-19, Margarida Talapa aludiu e abertura de uma linha de credito de 600 milho￵es de meticais que ser ̄o disponibilizados pelo INSS para as pequenas e m←dias empresas.
Por outro lado, uma outra linha de credito, no valor de mil milho￵es de meticais foi criada pelo Ministério da Economia e Finanças para as empresas.
“Sao janelas abertas para tentar garantir a sustentabilidade das empresas e dos nego￳cios. A nossa maior preocupacoes esta relacionada com os cidados que estao a perder os seus postos de trabalho”, acrescentou.
Moçambique conta com mais de 500 casos de covid-19 e tras ￳ambitos.
A pandemia de covid-19 j£ provocou quase 408 mil mortos e infectou mais de 7,1 milho￵es de pessoas em 196 países e territ￳orios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.