“Celebrar o dia da poesia é comemorar a diversidade linguística´´

0 345

- Publicidades -

A Província de Maputo celebrou segunda-feira, última, o Dia Internacional da Poesia cuja cerimónia foi dirigida por Sua Excelência Júlio José Parruque, Governador da Província de Maputo onde referiu que “ celebrar o dia da poesia é comemorar a diversidade linguística valorizar as línguas autóctones, a livre criação de ideias através de palavras e manifestação literária aberta´´. O evento teve lugar nas instalações da Direcção Provincial da Cultura e Turismo, na cidade da Matola, que por sinal foram reinauguradas na mesma efeméride após a sua reabilitação e ampliação.
O evento foi colorido por um cardápio artístico-cultural diversificado com gastronomia típica, espectáculo musical com Roberto Chitsondzo e Kiluwa, dança com Makwayela da Paz, Melco, Mapindza, Xigubo Matanato, humor com Nwantsongo & Bufalo e poesia com os Poetas do Monte.
O Governador de Maputo saudou a data explicando o alinhamento de Maputo, Província Cultural, ao país e ao mundo inteiro na celebração do Dia Internacional da Poesia que se ancora na conservação e preservação do património cultural material e imaterial.
Ainda na mesma ocasião, Parruque encorajou aos criadores a produzir obras de qualidade, bem como o xithokozelo, (recitar a poesia à maneira local) e que ajudem para o seu sustento. No fim, apelou aos presentes, principalmente a classe artística, para incansavelmente aderir ao movimento solidário de angariação de apoios aos irmãos vítimas dos eventos ciclónicos no centro e norte do país.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.