CASA DA ÍNSUA EXPORTA EM EXCLUSIVO PARA MOÇAMBIQUE VINHOS PORTUGUESES MULTIPREMIADOS

Vinhos consagrados de um dos mais antigos produtores da Região Demarcada do Dão reforçam posicionamento no mercado moçambicano

9.349

 

 

Os vinhos da Casa da Ínsua, cuja excelência já averbou múltiplos prémios internacionais, estão a ser exportados exclusivamente para Moçambique pela Mercury Comercial. A empresa do Grupo Visabeira Moçambique tinha, até agora, reservado o acesso aos consagrados néctares do mais antigo produtor da Região Demarcada do Dão aos clientes da cadeia Montebelo Hotels & Resorts. Assim, os verdadeiros apreciadores da arte vínica têm disponíveis sete referências da Casa da Ínsua – três tintos, dois brancos, um rosé e um espumante – nas melhores bottle stores, supermercados e restaurantes de Moçambique.

Nascidos na Região Demarcada do Dão, os celebrados vinhos são produzidos na Casa da Ínsua, localizada em Penalva do Castelo, no distrito de Viseu e coração de Portugal, com o saber de uma tradição vínica que remonta ao século XVIII. Graças ao empenho, visão e sapiência de Manuel de Albuquerque (um inovador em termos de vinhas, castas e tecnologias de vinificação), os altos padrões de qualidade dos vinhos da Casa da Ínsua tornaram-se célebres em meados do século XIX, tendo obtido, desde então, múltiplos prémios intra e além-fronteiras de Portugal. 

As principais castas tintas dos vinhos da Casa da Ínsua, sob exploração do Grupo Visabeira, são Touriga Nacional, Jaen, Tinta Pinheira, Alfrocheiro, Cabernet Sauvignon e Tinta Roriz, enquanto que nas castas brancas predominam Malvasia Fina, Encruzado e Sémillon. As castas Sémillon e Cabernet Sauvignon são um exclusivo da centenária Casa da Ínsua por ser a única autorizada, e por razões de tradição histórica, a introduzir as castas francesas na Região Demarcada do Dão.

O acesso aos vinhos da Casa da Ínsua que se encontrava praticamente circunscrito à cadeia Montebelo Hotels & Resorts em Portugal e Moçambique foi alargado, encontrando-se disponíveis, a título excepcional e exclusivo para Moçambique, em bottle stores, supermercados e restaurantes seleccionados, sete rótulos de eleição.

Refira-se  que em 2016 um dos vinhos mais premiados, foi distinguido em 2021 com duas Medalhas de Ouro no concurso “Frankfurt International Trophy”, na Alemanha, e no “Concurso Cidades do Vinho”, em Portugal. A Casa da Ínsua Tinto 2016 alcançou Medalhas de Prata em 2017 e em 2020 no “International Wine”.