O auditório do BCI acolheu a mostra intitulada “O Criador”, do artista moçambicano Camadias Azarias, aberta ao público e com entrada livre até ao dia 6 de Setembro. Por esta ocasião o artista brindou o Banco com um quadro “BCI”.
As 22 obras expostas enquadram-se em “string art”, uma técnica caracterizada pela utilização de fios multicolores esticados, enrolados à volta de pregos alinhados para formar figuras geométricas, abstractas, entre outras representações. A técnica é geralmente aplicada numa base de madeira pintada ou furada, dando azo à imaginação.
O autor justificou o título da mostra, referindo que “a minha maior inspiração como artesão vem da natureza, pois sou um grande apreciador de paisagens, animais selvagens, mares, cascatas, florestas, entre outras coisas”.
Camadias Azarias Massuanganhe (nome completo) é um jovem artesão, de 24 anos, proveniente da cidade de Maputo. Desde cedo gostou de desenhos visuais, de criação de peças únicas e personalizadas, e demonstrou habilidades artísticas e sensibilidade para trabalhar com variedades de materiais. Confessa ter passado horas observando e aprendendo técnicas tradicionais de artesanato e desenho, transmitidos sobretudo pelos professores e colegas, alguns dos quais se tornaram seus mentores.
Em 2021 começou a fazer os seus primeiros quadros decorativos seguindo a técnica da “arte de corda”. Em 2022 criou o grupo Camass’s Craft, no qual ensinava e dava treinos sobre técnicas de criação de quadros decorativos, nesta disciplina.