O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) deu arranque, esta terça-feira, 1 de Agosto, ao projecto de entrega de milhares de “Bolas BCI” a escolas primárias a nível nacional.
O evento decorreu no auditório do Banco, onde se destacou a presença do representante da Ministra da Educação e do Desenvolvimento Humano, Artur armando Dombo (Secretário Permanente), do Secretário de Estado do Desporto, Gilberto Mendes, do Secretário de Estado da Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, do Presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat.
Estiveram ainda presentes Shaquille, jogador dos Mambas, professores, alunos, convidados e colaboradores do BCI.
“Todos reconhecemos a importância da educação na vida de uma sociedade. Temos consciência de que apostar no desenvolvimento das crianças desde a tenra idade produz efeitos positivos no seu desenvolvimento cognitivo, no seu rendimento escolar e nas suas condições emocionais”, disse o PCE do BCI, Francisco Costa.
O Secretário de Estado do Desporto, começou por dizer que “a massificação do desporto é um imperativo incontornável para o desenvolvimento da actividade desportiva no país, pois só por esta via emergem talentos”, para mais adiante afirmar que o acto ora consumado “é de capital importância para o nosso desporto, o que ira promover igualdade de oportunidades no acesso ao ensino e ao desporto”.
O Secretário Permanente do Ministério Educação e do Desenvolvimento Humano, por seu turno, referiu que as bolas recebidas vão fazer diferença “nas nossas escolas, sobretudo neste momento em que está em preparação o festival nacional dos jogos escolares a ter lugar em 2024, pois vai permitir a formação de talentos que poderão ser testemunhas deste evento”.
Na cerimónia, crianças das escolas primária de Hulene “B” e de Luís Cabral receberam simbolicamente, cada uma, a “Bola BCI”.