O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) integra a plataforma em linha de denúncia de fraudes com recurso a redes de telecomunicações ou a meios de pagamentos electrónicos, lançada na quinta-feira (24), na Procuradoria-Geral da República (PGR), em Maputo.
O acto de lançamento foi formalizado pela assinatura do Memorando de Entendimento entre a PGR, o Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique, o Banco de Moçambique, as operadoras de telefonia móvel, o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), a Associação Moçambicana de Bancos (AMB), as Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras.
A plataforma tem em vista responder de forma eficaz e em tempo oportuno às fraudes com recurso a redes de telecomunicações ou meios de pagamentos electrónico, através de uma plataforma integrada de denúncias, tratamento e partilha de informação sobre fraudes associadas à plataforma.
Para o Presidente da AMB, Teotónio Comiche, “a plataforma de denúncia da fraude é um instrumento que vai reforçar a segurança e a confiança dos clientes na utilização dos meios de pagamentos” – disse e concluiu: “Esperamos que a plataforma traga maior dinamismo e rapidez na denúncia da fraude, tramitação em tempo útil nos processos, resposta célere aos denunciantes, responsabilização dos autores e ressarcimento dos montantes envolvidos”.