Apoio da Vale à agricultura promove venda de produtos locais

476

 

 

Mais de sete toneladas de produtos hortícolas produzidas pelas comunidades reassentadas da Cateme estão a ser comercializadas em grandes supermercados de Tete. Legumes como tomate, couve e pepino estão a ser vendidos pela população a restaurantes, comerciantes e supermercados da região, potenciando o negócio de muitas famílias. A iniciativa surge no âmbito do Programa de Apoio à Agricultura de Cateme (PAAC), promovido pela Vale e que abrange um total de 712 famílias reassentadas na localidade de Cateme.

A colheita de hortícolas decorreu na Fazenda Modelo e nas residências das famílias reassentadas através de hortas caseiras, resultado da campanha agrícola de 2019/2020. Em cinco dias foram colhidas mais de 7 toneladas de hortícolas, nomeadamente 5,9 toneladas de tomate (média de 1,2 tonelada por dia), 0,8 toneladas de couve (média de 175kg por dia) e 0,5 toneladas de pepino (média de 100kg por dia),

A adesão e o interesse que a produção despertou junto de restaurantes, retalhistas e comerciantes da região, incluindo grandes redes de supermercados de Tete e Moatize, transforma a Cateme num polo produtor de hortícolas.

Catarina Evaristo, beneficiária do PAAC, mostra-se bastante satisfeita com o sucesso da iniciativa e enaltece o apoio que tem vindo a receber da Vale. “Ao beneficiarmos dos insumos que a Vale nos fornece, temos a possibilidade de garantir a nossa subsistência e a oportunidade de colocar os nossos produtos em diferentes mercados”. Também Cite Marcos destaca a importância do apoio e acompanhamento que a Vale tem feito nesta área, realçando que a sua horta caseira tem vindo a crescer cada vez mais. “Actualmente consigo sustentar-me a partir dela e consigo vender os meus produtos para satisfazer outras necessidades”, declarou.

Sergio Ntemansaka, analista de desenvolvimento local da Vale, diz que “o grande objectivo é garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias reassentadas e possibilitar que possam ter uma renda extra, através da produção e venda de hortícolas”.

O resultado da produção agrícola da comunidade tem vindo a superar as expectativas, potenciando cada vez mais a produtividade das famílias, no âmbito do Programa de Apoio à Agricultura de Cateme. Através deste projecto, a Vale fornece à comunidade reassentada insumos de qualidade, instrumentos de produção e assistência técnica robusta, usando nomeadamente estufas e métodos modernos de produção, intensificando, desta forma, a produtividade.

A empresa dá ainda suporte na colocação dos produtos hortícolas no mercado, aumentando a rentabilidade económica das famílias.