Alemanha compromete-se a apoiar projetos Energias Renováveis em Moçambique com um financiamento de 175 milhões de euros

Decorreu há dias, o seminário virtual denominado Oportunidades para Projectos de PIE: Renováveis em Moçambique.
O seminário foi organizado pela ALER – Associação Lusófona de Energias Renováveis, AMER – Associação Moçambicana de Energias Renováveis com o apoio do GET.invest Moçambique, financiado pela União Europeia e Alemanha, e parte do programa europeu GET.invest, e parceiros.
o seminário, que se seguiu ao Fórum de Investimento Europa-Moçambique, teve como objectivo fornecer informações sobre PROLER- Programa de leilões de Energias Renováveis em Moçambique que foi lançado em Outubro de 2020, e apresentar outros programas destinados a promover a geração de renováveis ligadas à rede.
A sessão de abertura contou com a presença do Responsável da Cooperação Alemã, Thierry Kuhn que reiterou o compromisso do país para apoiar a área de energias renováveis em Moçambique: “Com um portfólio de aproximadamente 175 milhões de euros, a Cooperação Alemã apoia um amplo espectro de projectos que vão desde energia renovável na rede, suporte a soluções fora da rede, transmissão, distribuição e densificação da rede.”
Veerle Smet, Chefe de equipa – infraestrutura e sector privado da Delegação da União Europeia em Moçambique, destacou a necessidade de intensificar os esforços na luta contra as mudanças climáticas e que “não há vacina para nos proteger do aumento da temperatura”. Através do “Pacto Ecológico”, a UE está a “reforçar a sua aposta nas Energias renováveis não só como base do seu crescimento económico e sustentável, mas também para a recuperação da crise económica originada pela Covid-19”.
Após a sessão de abertura, os diversos actores do sector das PIE destacaram as ferramentas de apoio técnico e financeiro disponíveis para o desenvolvimento de projectos ligados à rede. O conteúdo local do sector privado recebeu atenção específica como forma de assegurar a transferência de conhecimento e a sustentabilidade dos investimentos. as empresas nacionais foram informadas das possibilidades de financiamento existentes e futuras, bem como dosa recursos disponíveis para assistir, de modo a estarem preparadas para potenciais parcerias com empresas e investidores internacionais. a revisão da lei da Electricidade deverá contribuir para melhorar as condições de comercialização e, segundo os oradores, deverá também apresentar soluções para o segmento comercial.
Durante a tarde, uma sessão de matchmaking do GET.invest reuniu empresas em reuniões individuais para explorar futuras parcerias e oportunidades de negócios.
Compartilhar:
Últimas Notícias

ExxonMobil condiciona projecto de 30 mil milhões à segurança
30 Setembro, 2025

Taxa de juros colocada abaixo dos dois dígitos
30 Setembro, 2025

Comércio mundial cresce no primeiro semestre
11 Julho, 2025

Lançado livro sobre seguros para pequenos agricultores
8 Julho, 2025

Newsletter
Ao clicar no botão Inscrever-se, confirma que leu a nossa Política de Privacidade.
Categorias
Continue Lendo

ExxonMobil condiciona projecto de 30 mil milhões à segurança
30 Setembro, 2025

Taxa de juros colocada abaixo dos dois dígitos
30 Setembro, 2025

Comércio mundial cresce no primeiro semestre
11 Julho, 2025

Lançado livro sobre seguros para pequenos agricultores
8 Julho, 2025



