Access Bank lança concurso ‘Womenpreneur Pitch-a-ton Africa 2021’

7.620

 

 

O Access Bank acaba de lançar o concurso ‘Womenpreneur Pitch-a-ton Africa 2021’, inserido no projecto W Initiative. Um programa que visa inspirar, conectar e empoderar mulheres dos diversos segmentos. O concurso ‘Womenpreneur Pitch-a-ton Africa 2021’ pretende capacitar mulheres empresárias com competências financeiras e empresariais em todo o continente africano, apostando no empoderamento feminino.

O concurso teve início oficial no dia 21 de Junho, prolongando-se até ao próximo dia 13 de Agosto e irá oferecer subsídios financeiros, um programa exclusivo de capacitação certificado e coaching empresarial destinado a capacitar as mulheres empresárias. É lançado, em simultâneo, nos vários países onde o banco opera como Moçambique, Nigéria, Gana, Ruanda, Zâmbia, Serra Leoa, Gâmbia, Quénia e República Democrática do Congo.

O programa ‘Womenpreneur Pitch-a-ton Africa’ foi concebido para proporcionar às empresas lideradas por mulheres em toda a África uma oportunidade de acesso ao financiamento e formação empresarial de classe mundial, bem como oportunidades de tutoria. Este projecto foi pensado para criar um ambiente propício ao crescimento dos negócios das mulheres empresárias.

Ayona Trimnell, Directora do projecto ‘W Initiative’ a nível do grupo, afirmou, durante o lançamento desta edição, que “o Access Bank tem sido um dos principais defensores do empoderamento económico das mulheres em África e esta é a principal motivação para a ‘W Initiative’, uma iniciativa que se dirige à economia das mulheres, particularmente nas áreas de financiamento, desenvolvimento de capacidades e criação de oportunidades de trabalho em rede para as mulheres”. “Lançámos a primeira iniciativa ‘Womenpreneur pitch-a-ton’ em 2019, de acordo com a nossa proposta de valor de sermos o Banco de escolha número um das mulheres na Nigéria e recebemos mais de 100.000 candidaturas ao longo dos últimos 2 anos”, adiantou a mesma responsável.

Segundo Ayona Trimnell, em 2020, apesar da pandemia, o Banco conseguiu “expandir o programa a outras mulheres empresárias em 7 países africanos, tendo emergido 3 vencedoras da Serra Leoa, Gana e Zâmbia, entre 50 finalistas”. “Este ano estamos a tornar o programa maior e melhor, aumentando o número para 100 mulheres empresárias que irão emergir como finalistas”, explicou, referindo que “o programa irá também abrir-se a um total de 9 países africanos: Nigéria, Gana, Zâmbia, Ruanda, Moçambique, Quénia, República Democrática do Congo, Serra Leoa e Gâmbia”.

As empresárias interessadas em concorrer devem preencher os seguintes critérios: ter uma empresa há pelo menos um ano com, pelo menos, 50% das acções do negócio e ter idades entre os 18 e os 45 anos, devendo para o efeito preencher uma candidatura online em www.womenpreneur.ng

“O programa foi concebido para um período de 3 meses, incluindo 12 semanas de formação em mini-MBA em colaboração com a Corporação Financeira Internacional (IFC) e sessões de pitching com um painel do Júri Pan-Africano, onde as cem (100) finalistas mais importantes apresentarão os seus negócios, infundindo aprendizagens do mini-MBA. Terão, ainda, a oportunidade de ganhar subsídios financeiros e outros prémios”, anunciou também Ayona Trimnell.

Em Moçambique, é a primeira vez que este concurso acontece, uma vez que o Access Bank iniciou actividade no país no final de 2020. O banco diferencia-se por uma forte aposta no empoderamento da mulher e dos mais jovens.

O Programa ‘Womenpreneur Pitch-a-ton Africa’ é a primeira iniciativa do género de apoio às mulheres nos negócios no sector bancário.