O Access Bank Mozambique foi um dos patrocinadores da Feira de Saúde realizada no sábado, dia 27 de Agosto, num dos estabelecimentos comerciais da cidade de Maputo, pela Lin Medcare, uma clínica privada pertencente ao Grupo Lin. A iniciativa marcou o culminar de uma série de sessões de colheita de sangue encabeçadas pelo referido Grupo, entre os dias 22 e 27 de Agosto. A acção decorreu em vários pontos da capital, no âmbito das celebrações do Dia Nacional do Dador de Sangue.
Com o lema “Não é Apenas Sangue. É Esperança”, a campanha resultou numa doação de 269 balões que serão distribuídos pelos centros de armazenagem de sangue de Maputo.
A Feira de Saúde, que contou com a participação de muitos moçambicanos, apresentou-se também como um portal de aproximação entre os serviços de saúde e a comunidade, com o objectivo de informar e sensibilizar para a melhoria da qualidade de vida, incentivando a prevenção de doenças e a mudança positiva de comportamentos.
Serviu, igualmente, para promover hábitos de vida saudável, exercício físico, palestras e diversos testes nas áreas da saúde da mulher, da saúde mental, ocupacional, oral, estética e física.
Paralelamente, foi realizada uma campanha de angariação de fundos para a construção de uma ‘Casa Mãe Espera’, que visa assistir mulheres grávidas que residem longe dos centros médicos, reduzindo deste modo os altos índices de mortalidade materno-infantil, assim como a transmissão por HIV/SIDA entre mãe e filho durante o parto, por falta de assistência às gestantes.
A contribuição do Access Bank nesta iniciativa reafirma o compromisso constante do Banco em reforçar o armazenamento de sangue e mantê-lo disponível nos centros de conservação, em todo o país. Refira-se que este ano, pelo segundo consecutivo, o Access Bank realizou a campanha “Doe Sangue, Partilha Vida” em todas as províncias onde opera, que resultou na colecta de 250 bolsas de sangue.
O director de Comunicação Corporativa no Access Bank, Bruno Gaspar, reiterou a pretensão do Banco em assegurar o bem-estar dos moçambicanos, através do envolvimento em diferentes áreas de interesse.
“A nossa estratégia passa por nos posicionarmos como um parceiro-chave em todas as iniciativas que promovam o desenvolvimento do país e propiciem a melhoria das condições de vida das populações. Independentemente da área de actuação, continuaremos a intervir em todas as acções que comunguem do nosso propósito”, disse aquele responsável.
“Temos consciência das dificuldades enfrentadas pelo Sistema Nacional de Saúde, sobretudo no que tange à gestão de sangue, dadas as circunstâncias, anormais e imprevisíveis em que se despoleta a necessidade da sua utilização, muitas vezes derivadas de sinistralidades rodoviárias. Por outro lado, os serviços públicos de saúde, no geral, apresentam-se frágeis, justificando-se iniciativas constantes para a o seu reforço”, acrescentou o mesmo responsável.
Desde que iniciou a sua actividade em Moçambique, em 2020, o Access Bank Mozambique tem vindo a desenvolver e a apoiar diversas actividades de cariz social, fomentando campanhas de sensibilização em diferentes áreas da saúde. O Banco reforça, com mais esta acção, o compromisso que assumiu com Moçambique e com os moçambicanos, contribuindo para o bem-estar de todos.