O Absa Bank Moçambique assinou recentemente, um acordo de parceira com o Parque Nacional de Maputo (PNAM) reforçando deste modo, o seu compromisso com o Pacto Global das Nações Unidas e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o número 13, que visa a adopção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.
Ao abrigo deste acordo, o Absa torna-se o primeiro membro do Clube de Amigos do Parque Nacional de Maputo (Amigos do PNAM), grupo que procura integrar membros individuais e institucionais que desenvolvem sinergias por intermédio das suas contribuições a favor da conservação dos ecossistemas e desenvolvimento das comunidades.
“É naturalmente uma honra enorme para o Absa ser Amigo do Parque Nacional de Maputo. Aproveitamos esta oportunidade de colaboração com o PNAM, pois entendemos o impacto do trabalho desenvolvido pelo Parque em todas as suas dimensões. Queremos sem dúvidas ser um íman, e poder inspirar e atrair outros parceiros para esta nobre causa”, destacou o Administrador Delegado do Absa Bank Moçambique, Pedro Carvalho.
Com duração de 3 anos renováveis, um dos focos prioritários da intervenção do Banco no âmbito da parceria, diz respeito ao projecto de Coexistência Homem-Fauna-Bravia, no sentido de promover actividades que visam assegurar a defesa de pessoas, bens e animais, estimulando o equilíbrio entre o desenvolvimento das comunidades e a conservação da fauna bravia.
“O Absa é o primeiro membro a aderir ao Clube dos Amigos do Parque Nacional de Maputo. Queremos por isso, agradecer ao Banco. Acreditamos que isto é só o início e que a importância do Absa é também esta: de ter dado o primeiro passo para um Clube que esperamos que esteja aqui para sempre a apoiar o Parque”, destacou o Administrador do Parque Nacional de Maputo, Miguel Gonçalves.
Refira-se que a nível de intervenção na conservação e preservação da biodiversidade, o Absa tem tido um papel interventivo tendo apoiado, durante cinco anos, o Parque Nacional de Gorongosa por meio de uma parceria, onde contribuiu durante este período, para apoiar na gestão da biodiversidade, educação ambiental, desenvolvimento comunitário e no ecoturismo no Parque.
O acordo firmado entre o Absa e o PNAM alia-se às restantes acções do Absa projectadas para assegurar que toda a actividade do Banco esteja alinhada com o cumprimento do Acordo de Paris, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e o respeito pelos Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, bem como pelas políticas nacionais e internacionais relevantes nestas áreas.