Absa e Kulungwana renovam parceria para continuar a fazer ‘Soar a Música’ do projecto Xiquitsi

6.440

O Absa Bank Moçambique e a Kulungwana renovaram, esta quarta-feira, o memorando de entendimento para apoio ao projecto de formação musical Xiquitsi.

A parceria entre as duas instituições está consubstanciada já há seis anos, tendo sido renovada pelos próximos três, sendo que o Absa se compromete, a continuar a apoiar financeiramente este projecto de cariz social que preconiza a inserção social de jovens de zonas desfavorecidas, através do ensino da música clássica.

No entanto, o banco irá ainda disponibilizar aos alunos do projecto Xiquitsi um conjundo de acções de formação desenhadas tendo em vista este público e que irão incidir sobre o funcionamento da banca, os mercados e os serviços financeiros, no sentido de ajudar estes jovens talentos a prosseguir com os estudos e a, eventualmente, poderem um dia seguir uma carreira na área financeira.

Pedro Carvalho, administrador delegado do banco Absa em Moçambique, afirmou, durante a cerimónia, que para além de ser duradora, a parceria com a Kulungwana e o projecto Xiquitsi “é solida e duradora e está muito alinhada com a estratégia de cidadania alargada do banco. Esta parceria vem reforçar o nosso compromisso assente em três pilares: estimular a cultura moçambicana através da implementação de actividades de formação no ensino de música que favorecem a integração social de crianças e jovens dos 6 ao 25 anos de idade, estimular a criação de emprego através da capacitação profissional dos jovens e integração dos mesmos em iniciativas de formação e nos nossos programas de graduados e, por fim, fomentar a profissionalização dos jovens através de intercâmbios culturais”.

Por sua vez, Henny Matos, directora geral da Kulungwana assinalou que, embora o projecto Xiquitsi tenha começado muito modestamente, conta hoje com cerca 250 alunos e tem vários ex‐alunos a frequentar prestigiadas escolas de música em Portugal, Itália e Espanha. “O apoio que temos recebido do Absa e de outros bons parceiros tem sido fundamental na nossa trajetória e estamos muito gratos ao banco como parceiro comprometido com a cultura de Moçambique”.

O projecto Xiquitsi é uma Orquestra Clássica que confere formação em instrumentos musicais de corda, sopro, repercussão e voz a crianças e jovens dos 6 aos 25 anos de idade, procurando promover a inserção social e a possibilidade de mudança na vida de crianças e adolescentes que, através da prática colectiva de música, adquirem ferramentas essenciais para o desenvolvimento pleno das suas capacidades. (DE)